terça-feira, 24 de janeiro de 2017

24º dia, Nossa Senhora do Monte


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Virgem do Monte, tem sua origem em Portugal, mas é conhecida em diversos lugares e com diversos nomes, tais como Nossa Senhora do Monte Bérico, Nossa Senhora de Montserrat, Nossa Senhora do Monte Carmelo, entre outros.
A imagem de Nossa Senhora do Monte traz Maria de pé nas colinas ou pairando sobre as nuvens, com o Menino Jesus nos braços. Apesar de em alguns lugares tanto Maria quanto o Menino aparecerem sem a coroa, na imagem portuguesa, ambos estão coroados.
No século XII, em Lisboa, foi construído um templo em homenagem a Nossa Senhora após a reconquista do território que estava sob o domínio dos mouros. Na Ilha da Madeira, em 1470 foi construída uma Igreja em honra a Nossa Senhora do Monte.
No Brasil esta devoção esta presente em Olinda, Pernambuco, onde os monges beneditinos cuidam de uma capela em estilo barroco, em sua honra. E em São Paulo, a cidade de Salto, tem a Virgem do Monte como padroeira.
OREMOS:
Oh Virgem doce e pura, avistada no alto do monte, rogai por vossos filhos e filhas para que busquemos a verdadeira conversão e mudança de vida. Vossa aparição no alto do monte, nos remete a olhar sempre para o alto, a ter nosso foco nas coisas do alto, em Deus. Que assim possamos proceder, Virgem Mãe.
Nossa Senhora do Monte, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: