domingo, 29 de janeiro de 2017

29º dia, Nossa Senhora do Olmo


Por Deiber Nunes Martins
O olmo é uma planta muito comum na Europa e de muita utilidade. E foi em cima de um olmo que três crianças viram Nossa Senhora. Foi na cidade de Thiene, no norte da Itália, no ano de 1530.
Aconteceu que naquele tempo, Thiene foi devastada por gafanhotos, dificultando a vida dos pastores de rebanhos da região. Em busca de pastagens, três pastorzinhos conduziam suas ovelhas até se depararem com a Virgem Maria sobre um olmo. Nossa Senhora disse às crianças que a infestação de gafanhotos era fruto dos pecados dos moradores de Thiene, que mesmo diante de tantas graças recebidas da Divina Providência, insistiam em retribuir com práticas repugnantes e pecaminosas. Nossa Senhora disse que as pessoas deveriam mudar de vida e construírem  na região um santuário em sua honra. Com isso, ela seria advogada do povo de Thiene junto ao Pai e ajudaria a eliminar a praga dos gafanhotos. Maria virou-se pra menina mais velha do grupo e disse: “Vai e fala isso aos governadores de Thiene.”
Assim fez a menina, mas os governadores e o povo não acreditaram nela. No sábado seguinte, a Virgem Maria voltou a aparecer às meninas dizendo a elas para perseverarem na fé e insistirem com os governantes. E se eles não acreditassem, quem viessem ver o olmo, que estaria com o trono e os galhos secos e as folhas bem verdinhas. Céticos, os governantes e pessoas do povo foram até o olmo, que de fato estava como Nossa Senhora avisou que estaria. Mas eles não acreditaram. E continuaram a praticar os mesmos vícios e pecados.
Mostrando-se amável e piedosa, a Mãe de Jesus não desistiu do povo de Thiene. Voltou-se à cidade e curou um paralítico que vivia como indigente pelas ruas da cidade. Mandou que ele avisasse aos governantes e ao povo, o mesmo que havia pedido às meninas. E finalmente tanto o governo quanto a população acreditaram. E cumpriram o que Maria lhes disse: converteram-se, afastaram-se do pecado e construíram-lhe um santuário. Diante da milagrosa aparição, Maria ficou conhecida como Nossa Senhora do Olmo, porque foi de cima de um olmo, que a Virgem apareceu ao povo.
OREMOS:
Maria, Mãe da Igreja e do povo, abençoai nossas crianças, nossos idosos e as pessoas desamparadas de nossa sociedade. Afastai de nós os vícios malignos e as práticas pecaminosas. E se estivermos em tais práticas, ajudai-nos a sair delas, a nos convertermos, a mudarmos de vida e assim, curados, propagarmos o Evangelho de Vosso Filho Jesus Cristo. Ajuda-nos a em tudo darmos graças e em tudo exaltarmos o nosso Deus.
Nossa Senhora do Olmo, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. São Paulo. Ed. Paulus 2005
Site Católicos – Via Lumina. Disponível em http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/curiosidades/historias-de-nossa-senhora/nossa-senhora-do-olmo/



Nenhum comentário: