quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

26º dia, Nossa Senhora do Faial


Por Deiber Nunes Martins
A faia é uma árvore da família das fagáceas cuja madeira é rígida e consistente de folhas de coloração verde-escura e frutos comestíveis e doces. É muito cultivada na ilha da Madeira. O faial é uma plantação de faias.
Muitos religiosos associam esta árvore a virtudes como fé e a fortaleza. O desenvolvimento e o cultivo da faia se assemelha a vida espiritual. As condições adversas que a planta enfrenta, como os problemas do cotidiano. A planta supera as intempéries e produz frutos saborosos, o que representa a conquista da paz.
Por conta das qualidades da faia, Nossa Senhora recebeu esse honroso título de Nossa Senhora do Faial. Maria também enfrentou dificuldades, inseguranças e temores, mas confiou em Deus como a árvore que confia na profundidade de suas raízes. As folhas num verde-escuro representam as dores que Maria enfrentou na paixão e morte de seu Filho e o adocicado do fruto representa o sim que ela deu ao anjo e o Filho de Deus que ela gerou em seu ventre.
Por conta dessas correlações, Maria recebeu em homenagem na região conhecida como Porto da Cruz, a construção de um santuário dedicado a Nossa Senhora do Faial.
OREMOS:
Oh Virgem do Faial, assim como as faias, tu enfrentastes as dores da vida em silêncio e fizeste do silêncio, uma sincera oração ao Criador. Ensina-nos a enfrentarmos o sofrimento, não com tristeza e desesperança, mas com fé e confiança. Ensina-nos a criarmos raízes profundas e firmes em nosso relacionamento com Deus, no conhecimento da Palavra e nas experiências de fé. Ajuda-nos, oh Mãe, a sermos como as faias e a produzirmos frutos doces e saborosos.
Nossa Senhora do Faial, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: