terça-feira, 10 de janeiro de 2017

10º dia, Nossa Senhora da Glória



Por Deiber Nunes Martins

Esta devoção tem a ver com a assunção de Nossa Senhora, coroada como Rainha da Glória. Sua imagem é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus em seus braços.

Maria, Mãe de Jesus, alcançou a Glória antes das outras criaturas porque foi concebida sem pecado. Nela, o pecado não habitou. Assim sendo, Maria alcança a Glória proclamada no Rosário. Os mistérios gloriosos, nos levam a meditar como a missão de Cristo se une à de sua mãe: Jesus ressuscita, sobe aos céus, o Espirito Santo desce até nós, Maria é assunta e Maria é coroada.

A devoção chegou ao Brasil trazida pelos portugueses logo no início da colonização, quando uma Igreja em honra a Rainha da Glória foi construída em Porto Seguro. Hoje no Brasil, há 68 igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Glória e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

OREMOS:
“Eu quereria ter todas as vidas dos homens para emprega-las no serviço da Mãe de Deus. Quereria ter todas as vidas dos santos e santas do céu para amar a santíssima Virgem Maria com aquele perfeitíssimo amor com que eles presentemente a amam. Desejo com todo o meu coração que todos os reinos, nações, homens, mulheres e crianças conheçam, amem, sirvam e louvem a Maria Santíssima com aquele fervor com o que o fazem os cortesãos do céu. Desejo morrer e derramar todo o meu sangue por amor e reverência de Maria Virgem, Mãe de Deus. Desejo que Jesus me conceda a graça e a fortaleza de que preciso para que todos os meus membros sejam atormentados e cortados um a um por amor e reverência de Maria, Mãe de Deus e também minha” (Santo Antônio Maria Claret).

Oh Virgem da Glória, vós com todos os méritos alcançastes a glória celeste antes de toda a humanidade. Ajuda-nos a seguir nossa caminhada espiritual rumo a pátria celeste com alegria e santidade. Que nosso testemunho nos leve ao Céu e possa inspirar os outros a alcançar o Céu também.

Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos – Um mês com Nossa Senhora. Ed. Paulinas, 2013.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: