quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

19º dia, Nossa Senhora de Medjugorje



Por Deiber Nunes Martins
Temos aqui as aparições marianas mais longas da história. Medjugorje é um vilarejo bem pobre, situado na região da Bósnia Herzegovina. Neste lugar, desde 24 de junho de 1981 a Virgem Maria aparece diariamente a seis jovens: Ivanka e Vicka Ivankovic, Mirjana e Ivan Dragicevic, Matija Pavlovic e Jacov Colo. A mais velha deles tinha a época 17 anos e o mais jovem, apenas 10 anos. Nas primeiras aparições, a Virgem Maria disse:
“Vim para converter o povo e reconciliar todo o mundo”.
Uma das jovens, Ivanka, fazia dois meses que havia perdido sua mãe. Então, ela indagou à Maria onde estava sua mãe. E A Virgem lhe respondeu:
“Está feliz. Está comigo.”
Maria se apresentou como a Rainha da Paz. Revelando-se uma jovem belíssima com 20 anos de idade, Maria se apresenta sobre uma nuvem, acima do chão, rodeada por um círculo de 12 estrelas e tendo a cabeça coberta por um véu branco que vai até seus pés. Uma intensa luz surge antes de sua aparição, continuando por algum tempo depois que Nossa Senhora desaparece. Segundo os videntes, Maria tem uma voz doce e melodiosa e eles a escutam no idioma local, o croato.
Por conta do regime comunista que imperava na região, os jovens que viam Nossa Senhora começaram a ser perseguidos e impedidos de voltarem ao monte onde avistaram a Virgem. Mesmo sob prisão domiciliar, Nossa Senhora apareceu ao pequeno Jakov e pediu que ele levasse uma mensagem ao Pe. Jozo, pároco de Medjugorje. Despistando os guardas, Jakov correu até a Igreja, encontrando o padre ao final da missa. O padre, pegou o menino, colocou-o de pé em cima do altar e o menino disse: “Nossa Senhora me disse para dizer-vos que é para rezar o rosário esta noite”. O povo pegou o rosário e todos ficaram na Igreja, para rezá-lo. Durante a oração, Nossa Senhora apareceu para o padre e para os presentes, no meio da Igreja e disse: “Agradeço. Deveis rezar o rosário todas as noites.”
O povo de Medjugorje vivia brigando. Pe. Jozo então conclamou o povo a fazer três dias de jejum. Depois disso, todos se confessaram e fizeram as pazes. Pessoas que estavam brigadas há anos, voltaram a se falar. No dia seguinte, as pessoas viram no céu, em letras de fogo, a palavra “MIR”, que quer dizer “PAZ”.
Se a princípio Pe. Jozo se mostrara reticente em relação às aparições de Nossa Senhora, julgando ser um embuste dos comunistas para enfraquecer a Igreja Católica, a partir do momento em que a Virgem Maria lhe apareceu, ele mudou completamente de opinião, passando a defender publicamente as aparições. Isso despertou a ira do governo comunista que mandou prender Pe. Jozo. O bispo da diocese de Mostar, a qual pertencia Medjugorje, visitou o Pe. Jozo e lhe disse que por conta do medo que tinha da prisão, passaria a contradizer as aparições de Maria, as quais até aquele momento, defendera publicamente. E assim o foi, a partir de então. Pe. Jozo ficou preso e foi condenado a três anos de prisão que depois se converteram a um ano e meio. Apenas por defender as aparições.
Fatos estranhos aconteciam na carceragem onde Pe. Jozo estivera preso. Carcereiros contaram que o cadeado da cela do padre, não fechava. E quando o mudavam de cela, o cadeado da nova cela passava a não fechar e o da anterior, voltava a fechar. Então, durante todo o tempo em que ficou preso, Pe. Jozo ficou em uma cela aberta. À noite, os carcereiros se desesperavam, pois o padre dormia no escuro, mas os carcereiros passavam a noite apagando a luz da cela, que permanecia iluminada, mesmo sem a luz de lâmpadas. Por fim, eles entenderam que aquele prisioneiro não estava sozinho. A própria Mãe de Cristo estava com ele e assim se converteram, contanto ao padre todo o ocorrido que até então era de seu desconhecimento.
As aparições de Medjugorje são como que um refrigério para a humanidade, pois contribui para manter os católicos unidos. Em seus pedidos, a Virgem Maria sempre insiste na busca pela paz. A paz interior que irradia pelo mundo e que é obtida por meio da oração pessoal. Nossa Senhora de Medjugorje também nos convida à oração. Por conta desse convite, o vilarejo de Medjugorje tornou-se uma capital orante. O povo de Medjugorje não tem receio de andar pelas ruas com o rosário nas mãos, recitando orações. Famílias rezam. Comunidades inteiras rezam. Nossa Senhora ainda convida seus filhos à pratica do jejum, à confissão e a conversão.
Por conta da presença de Nossa Senhora, o vilarejo de Medjugorje passou incólume aos ataques e as guerras da região. Mesmo diante das tentativas dos sérvios em destruir Medjugorje, seus planos sempre malograram.
OREMOS:
Maria, Virgem de Medjugorje, olhai por vossos filhos que perecem no flagelo das guerras e do terrorismo. Que saibamos acolher a vossos pedidos, buscando sempre a paz, a oração, o jejum e a conversão que nos aproximam de Deus Pai e nos revela que antes de qualquer graça que possamos desejar, a presença Dele em nossas vidas é o que mais necessitamos.
Nossa Senhora de Medjugorje, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora suas mensagens e milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: