quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia de São José

Por Deiber Nunes Martins

Hoje, 19 de março comemora-se o dia de São José. São José é o padroeiro da família e do trabalhador. Em sua homenagem, quero postar hoje a novena que sempre faço a este Santo de Deus que sempre intercede por nós.

NOVENA A SÃO JOSÉ

1. Oração a São José

São José, carpinteiro de Nazaré, amigo dos pobres e fiel esposo de Maria, intercedei por todos os que se empenham no trabalho espiritual, intelectual e manual. Intercedei junto a Jesus por todas as necessidades do mundo do trabalho e pelos nossos governantes.
Alcançai-nos, também, a graça de que tanto necessitamos (fazer o pedido). Que nós tenhamos a graça de imitar as vossas virtudes para chegarmos, um dia, à vivência da plenitude em Deus. Amém!
São José, rogai por nós.

2. Terço de São José

Nas contas grandes: “Oh meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e atribulações, o anjo não vos valeu? Valei-me (nos) São José!
Nas contas pequenas: “São José, valei-me (nos)”.
No final de cada mistério: Ave José
“Ave José, cheio de graça. Jesus e Maria estão convosco. Bendito sois vós entre todos os homens e bendito o fruto do ventre de vossa santíssima esposa, Jesus. São José, pai virgem de Jesus, esposo da bem-aventurada e sempre Virgem Maria, rogai por todos nós vossos devotos. Agora e na hora de nossa morte. Amém.”

3. Oração a São José

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida, feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me se, sem reservas até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém.

Nenhum comentário: