segunda-feira, 11 de abril de 2011

Via Sacra: Um caminhar com Cristo

Por Deiber Nunes Martins

Neste tempo quaresmal, quero partilhar um pouco com você, meu leitor(a) alguma reflexão sobre os passos de Jesus, o servo sofredor de Deus. A paixão de Cristo é o momento sublime de seu amor por nós e nem sempre refletimos sobre isso. Alheios a todo aquele contexto, acabamos por passar com nossos problemas por cima de um amor que ainda não conhecemos, mas que buscamos ardorosamente conhecer.

Não se tratam de reflexões filosóficas e ou teológicas a respeito dos caminhos de Jesus. Tampouco de retórica carregada e rebuscada. Não detenho tamanho conhecimento nem tamanha presunção. Mas sinto em meu coração, ao rezar a Via Sacra, que seria importante escrever um pouco sobre cada estação, buscando adentrar cada cenário, cada mistério e cada momento vivido por Jesus que por detalhes, nos passa despercebido. Rezava a Via Sacra e pensava nesta idéia a cada instante. Então acho válido escrever.

A Via Sacra é um caminho a ser percorrido. Assim como é o Rosário de Nossa Senhora. A meditação de cada estação ou mistério é fazer o percurso de um caminho que nos leva a Salvação. E quantas pessoas precisam chegar a este destino, a verdade libertadora de nosso Bom Deus? Eu preciso, tu precisas... Talvez tenhamos a ingênua sensação de que Cristo fez a nossa parte e que não precisamos então fazer algo que já está feito. De fato, o Senhor nos libertou e nos salvou. Mas ainda cabe a nós alcançar as primícias que Jesus nos oferece. Se caminharmos com Ele, Ele caminhará conosco em nossa vida. Não porque não caminhe, mas porque nós mesmos o veremos caminhar conosco. E o nosso Deus tantas vezes segue a nosso lado quando estamos distantes Dele... Por isso, vale a pena caminhar.

A partir de agora, meus posts futuros serão esse caminhar. Que Deus possa estar conosco em cada meditação, tomando conta de cada palavra que eu escrever. Que elas não sejam minhas mas Dele. E que unidas, possam fazer a diferença na minha vida e na sua também.

Vamos juntos?

Belo Horizonte, 11 de abril de 2011

Nenhum comentário: