domingo, 24 de abril de 2011

15ª Estação: Ressurreição de Jesus


Por Deiber Nunes Martins

Vitória, tu reinarás! Oh Cruz, tu nos salvarás!
Cristo venceu! Aleluia! Ressuscitou Aleluia!

"O Filho do Homem precisa ser entregue aos pecadores, precisa ser crucificado e precisa ressuscitar no terceiro dia." (Lc 24, 7)

"(...) o anjo disse para as mulheres:
- Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto. Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: 'Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo.' Era isso o que eu tinha a dizer para vocês." (Mt 28, 5-7)

"Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios." (Mc 16, 9)

"Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:
- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo. Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo . Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado. Aí o outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu. (Eles ainda não tinham entendido as Escrituras Sagradas, que dizem que era preciso que Jesus ressuscitasse.) E os dois voltaram pra casa." (Jo 20, 1-10)

Os Evangelhos comprovam a ressurreição de Jesus. Todos os evangelistas confirmam a ressurreição, a vitória de Jesus sobre a morte. Nenhuma vitória tem a capacidade de nos glorificar como a vitória de Jesus. Com esta vitória, Jesus abre as portas do Céu para todos nós e define o plano de salvação de Seu Pai para a humanidade. Era preciso que o cordeiro fosse imolado, morresse, mas ao terceiro dia, ressuscitasse para que pudéssemos entrar na Glória dos Céus.
A misericórdia de Deus, infinita, absoluta e por isso inexplicável muitas vezes, é refletida na entrega de Seu Filho aos pecadores, para que possamos ser salvos. Não há amor maior que este. Você é capaz de entregar seu filho para salvar a quem lhe ofende? Tal pergunta para nós parece o cúmulo do absurdo. Mas para Deus é o cúmulo do amor.
Reviver os passos da Via Sacra, terminar com a vitória suprema de Cristo, redentor do mundo é ter a oportunidade de compreender Este Deus que nos criou. Compreender sua perfeição, o Seu amor. Reviver todos os passos de Jesus é perceber o quanto precisamos ser fiéis e gratos a Ele. Sua ressurreição nos dá forças para cumprir os mandamentos, para praticar o amor e viver o que nos pede a Palavra de Deus. A ressurreição de Jesus é a diferença feita em nossa vida, tão logo abrimos mão de nosso egoísmo e vaidade e partilhamos deste tempo com o Senhor. Tanta gente tenta sentir de forma palpável o toque de Deus, tanta gente deseja um sinal dos Céus e se esquece de dar o primeiro passo. E assim, a procissão passa, as Estações da Via Sacra são vividas, rememoradas, a Graça acontece e então ficamos à margem, pois esperamos que Deus dê o primeiro passo. Acontece, que Ele já deu. E acabamos por não fazer questão disso.
Senhor, que nesta Páscoa, na festa da Ressurreição de Vosso Filho, Jesus Cristo, possamos ter uma Fé viva, nova e testemunhada no amor aos irmãos. Que possamos renunciar à nossa vaidade, ao nosso egoísmo e fazermos a diferença na vida dos irmãos, como Tu fazes na nossa. Jesus, ressuscite em nossa vida! Fazei com que nos desprendamos dos valores mundanos e te sigamos em espírito e verdade. Que pela intercessão de Nossa Senhora, Vossa Mãe e nossa, possamos viver de fato e de verdade esta Páscoa.
Senhor, louvado sejas por esta primícia. Louvado sejas por Vossa infinita misericórdia. Louvado sejas por vosso imenso amor. Não somos dignos nem capazes de te amarmos na mesma medida, Senhor. Mas que em nossa fraqueza e limitação, possamos te amar sem medidas, incondicionalmente. Amém.

Belo Horizonte, 24 de Abril de 2011.

Nenhum comentário: