terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Substituição de Palavras

Por Deiber Nunes Martins

Pensemos um pouco. Vamos voltar ao dia de ontem. Talvez não tenhamos sido tão bons quanto deveríamos. Talvez tenhamos falado um pouco além da conta e pior, falado palavras ruins, palavras de maldição, proferido impropérios, ou coisas assim. Talvez tenhamos dormido de ontem para hoje com esse peso em nossos ombros. E talvez isso tenha até nos feito dormir mal e acordar mal no dia de hoje.
Uma coisa interessante que tenho percebido é o fato de que pensar e falar coisas boas atraem coisas boas. E do mesmo modo, pensar e falar coisas ruins, atraem coisas ruins. Observamos os exemplos mais simples. Quantas pessoas conhecemos e talvez nem percebamos, mas pessoas que vivem uma vida desregrada, com diversos problemas familiares, conflitos e outros infortúnios e quando observamos com mais calma, percebemos que a pessoa vive proferindo maldições em sua vida. Abusa do uso dos palavrões, das expressões de baixo calão, muitas vezes é uma pessoa desagradável para se poder travar uma boa conversa.
Tem algumas pessoas do meu apreço, pessoas simples mas que tenho como bem sucedidas na vida, que vivem uma realidade bem diferente. Elas vivem em harmonia com os familiares e amigos, são ótimas companhias, e são pessoas bem quistas por todos a sua volta. Ao observá-las de perto, percebemos que de suas bocas, só saem palavras belas. Estas pessoas, ficam envergonhadas quando por algum impulso próprio do nosso humano, soltam alguma palavra deselegante. E muitas vezes, pedem desculpas pelo que disseram, sem que ao menos isso nos tenha constrangido.
A diferença é visível entre essas duas pessoas. Mas muito mais visíveis são suas atitudes, a maneira como lidam com a vida. E o que recebem dela também é diferente. É aquela história, se você dá um sorriso, corre o risco enorme de receber outro sorriso de volta. Que risco bom de se correr não é verdade?
Pois bem, a minha sugestão é que busquemos cada vez mais as coisas boas da vida. Vamos buscar os sorrisos. Então, façamos uma substituição em nosso vocabulário. Retirando toda palavra ou expressão de maldição por palavras ou expressões bonitas, como “Eu te amo!”, por exemplo. Falar o bem, nos traz o bem. E nos aproxima de Deus. Então fica dado o recado, na hora em que bater aquela raiva e a vontade louca de falar um palavrão, ou um xingamento qualquer a alguém, falemos algo bonito, como “Eu te amo, meu irmão, minha irmã”. Assim, vamos viver melhor e receberemos o melhor também.
Agindo assim, podemos consertar os estragos do dia de ontem e até os estragos que fizemos no passado. Dizendo algo de bom para o irmão, mesmo após tê-lo ferido com nossas palavras de maldição, pode curar corações e pode salvar o dia de uma pessoa. E mais, pode até salvar uma vida. E custa tão pouco!
Está dado o recado. Vamos começar?

Belo Horizonte, 12 de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: