sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sobre Riquezas e o Essencial

Por Deiber Nunes Martins

Fiquei admirado com a frase do Diácono, quando ele diz: “Tem gente que é tão pobre que só tem dinheiro!”. Parece, nos dias de hoje, ser surreal viver sem a premissa do mundo moderno da acumulação de riquezas. As pessoas se matam de trabalhar para no fim do mês ter um mínimo de conforto possível. Pessoas poderosas enganam, trapaceiam e cometem crimes de toda sorte pelo simples prazer de ter dinheiro. Entretanto, ao escutar frases como essa do Diácono Nelsinho Corrêa da Comunidade Canção Nova, percebemos que ainda há pessoas desprendidas dos bens materiais e dispostas a viver pelo essencial. Um sonho que a cada dia quero realizar em minha vida.
Postei neste blog há alguns dias atrás, o texto “Vivendo a Vida Simples de Um Dia Só”, onde falava desta necessidade de viver uma vida simples. É possível resumir tudo isso numa só expressão: viver o essencial. Porque é o essencial de cada dia que nos alimenta por toda a vida e também faz bem a vida inteira. Assim, o essencial é saber que Deus me ama, Ele confia em mim e tem propósitos em minha vida. O essencial se resume nas pequenas coisas de quem ama e não perde tempo para concretizá-las. Coisas imperceptícveis as outras pessoas, como aqueles que gastam o tempo acumulando riquezas e bens materiais.
O essencial pode ser ouvir a voz da mulher amada ao telefone numa noite, mesmo que a ligação esteja ruim, para dizer que te ama. Isto tem o poder de mudar uma noite, que aparentava ser triste com a dor da saudade. O essencial, pode ser dizer a uma pessoa que está deprimida o quanto Deus a ama e o quanto ela é importante para Ele e para nós. Essencial também é pedir a bênção ao pai antes de sair de casa para o trabalho. Essencial é tomar o café da manhã com ele. Partilhar a vida é essencial. Ter amigos a quem possa confiar e confiar neles também. Essencial é torcer para o time do coração seja ele o Atlético Mineiro ou o Botafogo e entender que a disputa termina ao final dos noventa minutos de partida e depois disso confraternizar-se com os outros, mesmo que sejam cruzeirenses ou flamenguistas. Afinal, só Deus é perfeito. Isso é vida! E isto é essencial!
A cada dia que passa me convenço que esta realidade é a maior riqueza que existe. Viver o essencial, o dia simples de uma vida só. Portanto, obrigado meu Deus por me conceder esta Graça. A graça de ser rico na fé no Criador; ser rico na esperança de uma vida eterna, na esperança de estar em breve nos braços da amada; ser rico no amor, um amor incondicional que ultrapassa qualquer barreira religiosa, econômica ou social. Esta é a riqueza que almejo. Este é o meu sonho de consumo. Eu respeito as outras realidades, meus irmãos que almejam projeções astronômicas na carreira, ou simplesmente ganhar na loteria e ter dinheiro. Eu respeito! Mas fico pensando, como é ruim ser pobre, tão pobre a ponto de só ter dinheiro! Tão pobre a ponto de só ter dinheiro e viver a vida complicada dos infinitos dias, dos infinitos cenários e projeções. Obrigado Senhor, por me fazeres rico nas minhas limitações, na minha limitada fé, meu limitado jeito de ser e de amar. Obrigado Senhor por estar indo além na minha vida e por ser o Senhor dela. Esta Senhor é minha maior riqueza.

Belo Horizonte, 22 de Fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: