quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

E vós, quem dizeis que eu sou?

Por Deiber Nunes Martins

Teve um momento em que Jesus a sós com seus discípulos, perguntou a eles quem era Ele. Foi um momento único para eles. Mas um momento único para nós também. Naquela pergunta bem simples, Jesus mostra sua identidade ao mundo. Mostra quem Ele é. A obra de Deus é perfeita e nada Ele deixa pela metade. Sendo assim, ficou a cargo de Pedro, dizer quem era Jesus para ele. Uma opinião própria de Pedro mas até em nossas opiniões próprias, Deus nos usa como instrumento de sua graça. Assim, as impressões particulares de Pedro acerca do Filho de Deus representam uma resposta a muitas pessoas que procuram um significado de Jesus em suas vidas.

Esta pergunta de Cristo se faz presente a todo tempo em nossas vidas no dia de hoje: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Ao responder esta pergunta, estamos não só dizendo quem Jesus é para nós, mas também estamos refletindo sobre o que Ele representa em nossas vidas e ainda, num momento de maior reflexão, quem nós somos e podemos ser para Ele. Talvez, você não o conheça e a partir desta pergunta, se proponha a conhecê-lo. Ou talvez não. Mas se assim o for, esta pergunta ainda fará alguma diferença em sua vida, e você perderá um pouquinho do seu tempo, refletindo, quem é Jesus para mim?

Muitos de nós em razão desta pergunta, somos chamados a reconhecer o Cristo, Filho de Deus vivo, como o Senhor das nossas vidas, o Senhor da nossa história. E assim, somos chamados também a dar testemunho deste senhorio com a nossa vida. Com a nossa realidade. Quando aceitamos o senhorio de Jesus em nossas vidas, tudo muda de lugar. É como se nosso coração fosse refém de um tsunami, que arrasasse tudo, tirasse tudo do lugar. Mas repare, tudo sai do lugar, mas nada se consome.

Talvez sua vida esteja arrumadinha demais, com tudo em ordem. Então, quando Jesus entra em sua vida, Ele tira tudo do lugar, talvez porque a ordenança das coisas não esteja contribuindo para a sua santidade, para o seu melhor.

Pode ser também que sua vida esteja uma bagunça, com tudo fora do lugar. Aí, eu chego com essa perguntinha: “Quem é Jesus para você?” E quando você pensar nesta pergunta, talvez você faça como uma amiga minha acabou de me dizer: “Jesus é tudo pra mim!” E então, você percebe que este Tudo em sua vida quer ser mesmo, o Senhor de Tudo em sua vida. Assim começa o tsunami em seu coração: tudo começa a mudar e tudo vai para o seu devido lugar. Mas o nosso coração não se consome. Ele muda, mas não se consome.

Portanto, que nós possamos a cada dia, responder a esta pergunta de Jesus. “E vós, quem dizeis que eu sou?” Que nossa resposta possa refletir a nossa vida. E que assim, possamos rezar:

Senhor, tu és o Senhor da minha vida, o Filho de Deus vivo. Aquele que deu sua vida por mim. Não tenho nada, Senhor, não sou nada! Mas em meu nada, seja o TUDO, Senhor. Porque quando eu sou fraco, quando me reconheço incapaz de resolver tudo, o seu TUDO resolve a minha vida, o seu TUDO muda a minha vida. Senhor, toca em minha vida com o Teu amor. A Ti, Senhor entrego a minha vida. Faça-se em mim conforme a Tua vontade. Amém.

Belo Horizonte, 27 de Fevereiro de 2008

Nenhum comentário: