segunda-feira, 3 de maio de 2010

Santa Maria, Mãe de Deus


Por Kátia Bisan, no blog "Mãe Amada"

A Igreja Católica quer começar o ano pedindo a proteção da Santíssima Virgem. A festa mariana mais antiga que se conhece no Ocidente é a de 'Maria Mãe de Deus.

Já nas catacumbas, os antiquíssimos subterrâneos cavados debaixo da cidade de Roma onde se reunião os primeiros cristãos para celebrar a Missa nos tempos das perseguições, há pinturas com essa invocação : Maria, Mãe de Deus.

Se nós pudéssemos formar nossa mãe, que qualidades lhe daríamos? Pois Cristo, que é Deus, formou sua própria Mãe, e podemos imaginar que lhe deu as melhores qualidades que uma criatura humana pode ter.

Como é belo repetir o que dizia Santo Estanislau: 'A Mãe de Deus é também minha mãe'. Quem nos deu sua Mãe santíssima como nossa mãe ao dizer na Cruz ao discípulo que representava a toda a humanidade: 'Eis aqui tua Mãe', será capaz de nos negar algum favor, se o pedirmos em nome de Maria Santíssima?

Quando em 431 o herege Nestório se atreveu a dizer que Maria não era a Mãe de Deus, reuniram-se em Éfeso (cidade onde a Santíssima Virgem passou seus últimos anos na Terra) os 200 bispos do mundo e, iluminados pelo Espirito Santo declararam: 'A Virgem Maria é Mãe de Deus porque seu filho, Cristo, é Deus'. E, acompanhados por todo o povo da cidade que os rodeava, portando tochas, fizeram uma grande procissão cantando 'Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa porte. Amém'.

O título 'Mãe de Deus é o principal e o mais importante da Virgem Maria, e dele dependem todos os demais títulos e qualidades e privilégios que Ela tem.

Site: http://www.fatima.com.br/

Nenhum comentário: