sábado, 22 de maio de 2010

Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e Santa Maria no Sábado


Por Deiber Nunes Martins
Fontes: http://blog.cancaonova.com/fatimahoje/2008/07/25/oracao-nossa-senhora-rainha-dos-apostolos/
Não podemos falar de Maria sem falar da Rainha dos Apóstolos. Nossa Virgem venerada é também a Rainha dos Apóstolos, título mais que merecido devido a sua presença junto deles. Maria certamente deu segurança aos apóstolos naquele momento difícil depois da morte e ressurreição de Cristo. Eles, por sua vez, entenderam que não poderiam seguir em missão, sem a intercessão da Virgem.
Interessante pensar na Rainha dos Apóstolos e fazer uma ligação com o Pentecostes. Necessário se faz frisar que não há efusão do Espírito, não há o verdadeiro Pentecostes, sem Maria. Ela é Cheia de Graça e também cheia do Espírito Santo. Por isso, não é compreensível ver tantas seitas se proclamarem “Pentecostais” ou “Neo-Pentecostais” e não aceitarem Maria, não aceitarem a Rainha. É o mesmo que se aportar em uma casa e colocar a dona desta pra fora. Não há Pentecostes sem Maria. O Espírito a cobriu com sua sombra, e se faz presente nela.
Sempre fiquei intrigado ao tomar o caderninho de leituras do Ano Litúrgico e ver aos sábados o título “Santa Maria no Sábado”. Seria “Santa Maria no Sábado” mais um dos títulos de Nossa Senhora? Teríamos pela presente razão Nossa Senhora do Sábado? Fui então pesquisar o tema e descobri que se trata da comemoração da memória da Virgem, feita sempre de modo facultativo aos sábados do Tempo Comum. E esta comemoração tem todo um arcabouço litúrgico composto por leituras, salmodias, responsórios e cânticos, como o Benedictos. Semelhante à Liturgia das Horas, voltada para a Virgem. Nossa Senhora merece!
Oração a Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos - Pe. Tiago Alberione
Ó Maria, fostes escolhida por Deus
para ser a mãe de seu filho.
Fostes a primeira em dar Jesus ao mundo.
Vós vos tornastes a Rainha dos Apóstolos, porque permanecestes no cenáculo, em oração.
Juntamente com os discípulos de Jesus.
Sois a mãe das vocações sacerdotais e religiosas, e de todos os leigos evangelizadores. Maria, a messe é grande e poucos são os operários.
Muitos são os desafios dos tempos modernos!
Suscitai, na Igreja, santas e sábias vocações, para que evangelizem com a mesma fé que vos levou a dizer sim a Deus e com o ardor de Paulo na entrega total de si mesmo.
Intercedei por todos os que, correspondendo ao chamado de Jesus, tornam-se missionários comunicadores do evangelho.
E que utilizem todos os meios de comunicação disponíveis, para chegar a todas as pessoas com a mensagem de Jesus: ”Vinde a mim todos”.
Maria, sede para todos os comunicadores da Palavra companheira, guia e proteção na caminhada rumo ao céu. Amém.

Belo Horizonte, 22 de maio de 2010.

Nenhum comentário: