domingo, 16 de maio de 2010

Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa ou Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ou Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças


Por Deiber Nunes Martins
Fonte: site www.fatima.com.br

O título de Nossa Senhora das Graças talvez nos remeta de forma mais contundente à Virgem Intercessora, à Mãe que olha por seus filhos. Sempre ouvi minha mãe falando desta Nossa Senhora, como a sua santa de devoção. E a sua imagem é das mais bonitas também. A Virgem que irradia graças por suas mãos aos fiéis que esperam.
Certamente, a Mãe de Jesus intercede por teus filhos adotivos. A imagem das graças saindo como raios nos dá a idéia do poder da intercessão. Como estamos esquecendo deste poder! Não se reza mais pelos outros, não se clama mais a Deus por quem precisa. Nos prendemos aos nossos problemas e esquecemos de olhar o nosso irmão ao lado. Não podemos fazer nada por ele. Mas podemos rezar. A Virgem das Graças nos lembra de rezar. Rezar sempre.
Interessante também o significado da Medalha Milagrosa. Cada pedaço da imagem tem o seu significado e nos fala alto no coração, sobre a nossa devoção. Como católicos, precisamos ser mais devotados a Mãe de nosso Deus. Infelizmente, em nossas orações, vamos deixando de lado à Virgem. Certamente, rezamos a Ave Maria, mas com o coração ligado no pedido que temos a Deus. Será que contemplamos cada palavra da Ave Maria, uma oração de contemplação a Maria como se deve? Será que lembramos que a Virgem é de fato, cheia de graça? Precisamos pensar nisso...

História

Na Capela das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, a humilde Irmã Catarina Labouré, impressionava pelo fervor com que rezava. Em 1830, ela foi agraciada com um ciclo de aparições da Santíssima Virgem.

A primeira ocorreu na noite de18 junho, quando na sua cela veio um Anjo e a conduziu à capela onde conversou mais de duas horas com Nossa Senhora, que no final lhe disse: 'Voltarei, minha filha, porque tenho uma missão para te confiar'. No dia 27 de novembro de 1830 a Virgem voltou a aparecer e 'entregou' a Medalha Milagrosa à Irmã Catarina. Esta aparição se deu em três fases, como descreveu a vidente.

A Santíssima Virgem apareceu ereta sobre um globo pisando uma serpente. Entre as mãos tinha um globo menor com uma pequena cruz em cima, mantido na altura do coração, num gesto materno de súplica oferecia-o a Deus. Numa fração de segundo o globo desaparecera e suas mãos se estenderam suavemente para baixo. Os dedos pareciam estar cheios de anéis com pedras preciosas, de todos os tamanhos, pois emitiam brilhantes raios de luz.

Irmã Catarina, então, ouviu uma voz que lhe disse: 'Este globo representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das graças que eu concedo a toda pessoa que vem me pedir...'. Neste exato instante um quadro oval se formou em volta da Virgem e em letras douradas se lia: 'Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós'. Outra vez Irmã Catarina ouviu a voz que lhe disse: 'Faça cunhar uma medalha com este modelo; as pessoas que a portarem receberão grandes graças; as graças serão mais abundantes para as pessoas que a portarem com confiança e fé'. E a Virgem desapareceu. No mês seguinte, durante suas orações na capela, teve a visão do outro lado medalha.

Em 1832, o Bispo de Paris autorizou a cunhagem da medalha, cuja primeira tiragem passou pela aprovação da Irmã Catarina Labouré. E assim se espalhou pelo mundo inteiro. A devoção operou graças para a cura dos males do corpo e da alma, além de muitas conversões. Por isso, os fiéis lhe deram o título de 'Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa' ou apenas 'Nossa Senhora da Medalha Milagrosa'. O dia 27 de novembro foi escolhido para celebrar sua festa.

Em muitos lugares do mundo, Nossa Senhora das Graças acabou sendo cultuada como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Inclusive no Brasil, onde inúmeras paróquias dedicadas à Virgem das Graças passaram a festejar a Virgem da Medalha Milagrosa como co-padroeira, tamanha a devoção expressada pelo povo.

A primeira igreja construída e dedicada à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa fica no Brasil, na cidade de Monte Sião, Minas Gerais.


Belo Horizonte, 16 de maio de 2010.

Nenhum comentário: