domingo, 2 de maio de 2010

Nossa Senhora da Abundância ou Nossa Senhora da Romã


Por Kátia Bisan no Blog "Mãe Amada"

A sua festa ocorre em duas datas: 15 de agosto e 05 de janeiro.

A cidade é Paestum e está situada no Golfo de Salerno, sul da Itália, cuja capital é Nápoles.

A partir da metade do século VII antes de Cristo, chegaram os agricultores gregos e fundaram a cidade Poseidonia, além de vários santuários. O mais importante era o da deusa Hera Argiva, adorada como a Verdadeira Senhora por ser a esposa do deus supremo do Olímpo.

Graças às excelentes condições geográficas, a cidade prosperou muito, se desenvolveu e seus templos ganharam fama em toda Grécia. Quatro séculos depois, Roma tomou posse da região e fundou uma colônia latina dando à cidade seu nome definitivo: Paestum.

O cristianismo foi introduzido na região no século II e o culto à Virgem Maria, Mãe de Deus, contrapondo-se à antiga adoração à Hera Argiva. Paestum foi destruída no século VII por invasores muçulmanos e se tornou numa das fascinantes relíquias arqueológicas do mundo.

Os habitantes sobreviventes, junto com seu bispo, foram para o monte Calpazio. Situado nos confins da planície de Paestum, defronte ao Golfo de Salerno, era um lugar mais seguro às constantes invasões. Assim, fundaram uma nova cidade chamada Capaccio e construíram a igreja dedicada à Santa Maria, Mãe de Deus.

No século XI, Capaccio adquiriu o mesmo poder que tivera Poseidonia. A igreja magnificamente ampliada assumiu a condição de Catedral e sede episcopal da diocese de Paestum-Capaccio. Neste Santuário, os fiéis devotavam à imagem da Virgem Maria sentada com o Menino Jesus e que segura na mão direita uma fruta romã aberta como símbolo da Graça, a invocação de Nossa Senhora da Romã ou da Abundância.

Entretanto, em 1247, a Igreja foi destruída junto com a cidade, pelo exército de Frederico II, dando origem às ruínas da Velha Capaccio. Algumas famílias escondidas na vizinha Vila de São Pedro se organizaram e criaram um novo centro urbano conhecido como Nova Capaccio.

Com a transferência do Bispo, a Catedral -Santuário deixou de ser a sede da diocese, mas continuou sendo meta de muitos peregrinos e romeiros de outras localidades.

Após o século XIV, a devoção à Nossa Senhora da Romã era tão popular que o título foi incorporado ao nome do Santuário. A única restauração completa ocorreu em 1708.

O edifício anexo ao Santuário, para acolher os religiosos responsáveis pela preservação do culto, data de 1836 e lhe deu a característica arquitetônica atual.

Desde 1991, a sua reitoria é de responsabilidade dos Carmelitas da Antiga Observância. O culto à Nossa Senhora da Romã ou da Abundância está profundamente ligado às ruínas arqueológicas das antigas cidades, à tradição dos agricultores e à forte devoção popular dos fiéis à Virgem Mãe de Deus, que ainda lhe agradecem a proteção oferecendo romãs.

Nenhum comentário: