segunda-feira, 31 de maio de 2010

Nossa Senhora da Boa Viagem


Por: Kátia Bizan, no Blog "Mãe Amada"

Chegamos ao final das postagens com o título da padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem. Ela, que considero ser também a padroeira dos viajantes e sempre que estou em viagem, é a ela quem peço intercessão. Chegamos ao final e para mim, fica o gostinho de quero mais. Tenho a certeza de que ficaram títulos para trás e por esta razão, prometo ao longo do tempo ir postando outros títulos de Nossa Senhora, como o de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais e que ficou de fora.
Foi muito bom este estudo, estou muito feliz com o que postei. Aprendi mais sobre Maria e me bate o desejo de aprender ainda mais. Espero que tenham gostado e espero também os comentários. Se você tem alguma sugestão de Nossa Senhora que deva ser postada no Blog, comente, participe. Um grande abraço a todos vocês!


Na época dos grandes descobrimentos, os navegadores portugueses e espanhóis levaram sua civilização e a fé cristã às populações das novas terras. Os padres jesuítas e a tripulação, erguerem a primeira igreja dedicada ao Senhor Jesus, à Maria, Mãe de Deus, e ao santo festejado no dia da chegada. Foi assim, que o culto à Virgem Santíssima, sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem, se difundiu entre o povo.
Não sabemos quando Maria começou a ser invocada com o título de 'Nossa Senhora da Boa Viagem', pelos navegadores. Ao certo temos que os portugueses construíram a primeira igreja dedicada à Ela, próximo da capital Lisboa, em 1618. Desde então é a festa mais esperada do ano pelos pescadores e suas famílias, pois ao final são abençoados junto com as embarcações e o mar.
No Brasil a tradição desse culto desembarcou primeiro em São Salvador, Bahia. Nessa capital existe a mais antiga igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem, construída junto à praia. Na capital pernambucana, além da igreja erguida em 1707, surgiu o bairro e a praia da Boa Viagem. No Ceará existe uma cidade chamada Boa Viagem, que surgiu do pequeno povoado cujos habitantes eram muitos fieis à essa devoção.
Na baía de Guanabara, a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, deu origem à uma irmandade de pescadores que mantêm o templo e sustenta as obras assistenciais às famílias mais necessitadas dos trabalhadores do mar. Curiosamente Nossa Senhora da Boa Viagem tornou-se a Padroeira da capital das Minas Gerais, que não possui costa marítima. Consta que isto se deve a um comandante do navio Nossa Senhora da Boa Viagem, da esquadra portuguesa que chegou ao Rio de Janeiro em 1709. Entusiasmado com as notícias sobre as descobertas de ouro, o piloto Francisco Homem del-Rei foi buscar a imagem de sua protetora, da Virgem da Boa Viagem, que ainda estava no navio. Francisco mandou construir em Congonhas uma capela em honra de sua padroeira. Em 1905, essa capela foi demolida e no local surgiu a igreja mais antiga da cidade de Belo Horizonte. Hoje ela é a Catedral da capital mineira. Nossa Senhora da Boa Viagem foi declarada oficialmente Padroeira de Belo Horizonte, pelo Papa Pio XII.
São Paulo também possui uma dessas raridades. É a paróquia dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, no ano 1812. A igreja, concluída apenas em 1848, desde o início foi dedicada à invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem. O dia de sua festa é 08 de setembro, mas pode ser celebrada em outra data dependendo da comunidade.

Belo Horizonte, 31 de maio de 2010

Um comentário:

Maria Lúcia disse...

É sempre bom encontrar blogs que dediquem postagens a Nossa Senhora.
Que Ela o proteja sempre.
Abraços.