domingo, 9 de maio de 2010

Nossa Senhora do Bom Conselho


Por Katia Bizan

Dia 26 de abril celebra-se a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho .


Contaremos a história da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano.

Com o advento dos imperadores cristãos, Genazzano foi doada aos papas, e Sixto III fez logo edificar, ao lado do convento dos padres agostinianos, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho.


Desde então os dias 25 e 26 de abril não eram mais profanados por festas e cultos aos deuses pagãos. Foram subsituidas por festas ao ar livre, segundo o costume do povo, mas ao mesmo tempo santificados pela devoção à padroeira da cidade.


Com o correr do tempo, a velha igreja ficou em ruínas, mas os habitantes de Genazzano, por falta de recursos, não podiam construir a Igreja nova , nem mesmo reformar a antiga.Porém uma viúva rica, chamada Pedrina, muito devota de Nossa Senhora do Bom Conselho, tomou coragem e empreendeu a construção, confiando unicamente na Providência Divina e na proteção da Rainha do Céu.


Aos que zombavam de sua confiança, tentando dissuadi-la do empreendimento , a valorosa senhora respondia: 'Não tenham cuidado, pois a Santíssima Virgem e o santo padre Agostinho (de cuja ordem ela era irmã terceira) hão de levar a cabo os meus trabalhos, e dão-me a doce confiança de ver em breve coroados felizmente os meus esforços'.


No ano de 1467, no pontificado de Paulo II (1464-1471), por vários motivos estavam suspensas as obras do templo, e eis que justamente no dia 25 de abril, dia em que em Genazzano se celebrava a feira pública que substituiu a festa das flores dos pagãos, feira essa festejada sempre com grande afluência de povo, repentinamente uma nuvem em forma de coluna apareceu no ar e, baixando , encostou-se a uma das paredes mais elevadas da construção, e dissipou-se, aparecendo então, pintada a fresco, uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.


Os sinos por si sós repicavam festivamente, como que anunciando o extraordinário acontecimento.Todos perguntavam, admirados, de onde teria vindo aquele quadro, cuja aparição atraiu logo a Genazzano enorme multidão de forasteiros, entre os quais apareceram dois albaneses, Solavis e Georgi, que, chegando ao lugar do milagre, manifestaram grande alegria, o que chamou a atenção dos circunstantes.Foram por isso interrogados e então contaram, sob juramento, que já tinham venerado aquela imagem em uma igreja da Albânia. Acrescentaram que, ao saírem de sua terra, então dominada pelos turcos, viram-na destacar-se da parede e, rodeada por uma nuvem, tomar o rumo da Itália.


Impelidos a acompanhá-la, entraram confiadamente no mar, atravessando-o por sobre as ondas, a pé enxuto, e, sempre guiados pela nuvem, chegaram às vizinhanças de Roma, onde a perderam de vista.Logo que desvendaram a misteriosa aparição, redobraram as demonstrações de devoção e alegria, de tal modo que, pouco meses depois, foi continuado e concluído o templo iniciado por Pedrina, o qual se tornou um centro de peregrinações para o povo católico.


Nossa Senhora do Bom Conselho é a padroeira da Província Jesuíta do Brasil Central.


A graça de uma feliz escolha de estado é a graça por excelência de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Belo Horizonte, 09 de maio de 2010.

Nenhum comentário: