sábado, 31 de maio de 2008

Quem está feliz diga: NÓS!


Por Deiber Nunes Martins

Uma das coisas que mais me encantam em Jesus é que Ele não quer que estejamos sozinhos. Em nossa caminhada, Jesus sempre propõe que sejamos humildes e reconheçamos que não somos auto-suficientes. Precisamos depender uns dos outros e realmente dependemos, porque não somos completos. Jesus nos mostra isso na realidade da família. O exemplo da família de Nazaré, onde José, Maria e Jesus, cada um, tinha o seu papel para a família e para a humanidade nos mostra a essência da companhia. O próprio casamento, onde a mulher completa o homem e vice e versa, é uma necessidade do ser humano, preenchida.
Deus não nos quer sozinhos. É um fato. Deus não quis o homem sozinho, na Criação da humanidade. E não te quer hoje sozinho. No entanto, é preciso reconhecer-se dependente do amor do outro, assim como do amor de Deus. Esta realidade é que nos leva além, no plano de Deus. Mas para que não seja o Eu e sim o Nós, a imperar em nossas vidas, é preciso ser companheiro a todo o tempo. É preciso se alegrar com a vitória do outro. É preciso estar junto. É preciso chorar junto, se preciso for.
Em dois tempos. Primeiro, certa vez um professor de marketing disse como conselho a quem queria ser bem sucedido na carreira, que o ideal de vida a ser levado é se aproximar das pessoas que estão numa boa e rejeitar discretamente, as que não estão. Pois alto astral atrai sucesso e baixo astral, fracasso. Pois é, Sr. professor, Deus me ensina ver além da sua idéia egoísta. Deus ensina que a pessoa de bem com a vida me faz estar também, mas a de mal com a vida, mas faz ver que posso ajudá-la. E ajudar.
Segundo, quando estamos em grupo, temos um papel e uma missão. Podemos ir além na vida do outro e o outro em nossa vida. Podemos nos completar. Assim, faz sentido estar junto, faz sentido ser o nós e não o eu sozinho. No entanto, é preciso tomar cuidado com a ilusão de estar sempre acompanhado. Pois existem pessoas que têm aversão a ficarem sozinhas e assim, vão se empurrando em direção as outras, em busca de amizades de fachada que não representam nada a não ser o desfrutar de uma companhia. Certa vez uma amiga minha, entrou neste processo de procurar todo tipo de companhia para evitar a solidão. O resultado foram o cultivo de algumas amizades duradouras e de outras totalmente indesejáveis.
Enfim, estar junto é o que há, todavia é importante em momentos, cultivar o estar sozinho, a solidão. Pois é na solidão que encontramos o maior tempo possível para bater aquele papo com Deus e nos dizer a Ele. Certamente, podemos ter um milhão de amigos mas é salutar com esse milhão de amigos na agenda do celular, encontrar um tempinho para se estar sozinho, para se estar com Deus.
A felicidade passa por aí. Quem está feliz diga nós!

Belo Horizonte, 31 de Maio de 2008.

Nenhum comentário: