terça-feira, 2 de setembro de 2008

O Trunfo de Aloísio


Por Deiber Nunes Martins

As pessoas sempre admiraram Aloísio por seu bom humor. Sempre foi o cara mais querido do grupo, o mais simpático, o que todos queriam por perto. O mais amigo. Eu admirava aquele moço também. Eu conhecia um pouco mais sobre a história de vida dele. E por isso o admirava.
Aloísio sempre foi pra mim, um exemplo a ser seguido. Ele dava aulas de futebol e música na escola. Seus alunos nas duas disciplinas o adoravam. Ele sempre estava bem disposto, com um sorriso desconcertante nos lábios. A vida para ele, não tinha tempo ruim, embora lhe parecesse madrasta.
No dia em que Aloísio perdeu os pais, em um acidente de carro, eu estava lá. Vi como ele chegou à escola, dois dias depois do ocorrido. Estava triste, como deveria estar, mas não dispensara o bom humor. Conseguiu arrancar até um sorriso da diretora. E olha que ela vivia emburrada com tudo!
Tempos depois aquele jovem professor perdeu a mulher, vítima de uma doença rara. Era o amor da vida dele. Mas ainda assim, ele se manteve tranqüilo e sereno. Bem humorado e bem disposto, para seguir a vida. Um mês depois, lhe foi o único filho. A única alegria que um homem na situação dele, poderia ter, foi-se embora de modo trágico: afogado na piscina da casa dos tios. Todos esperavam que Aloísio se ausentasse por alguns meses, mas uma semana depois e o cara estava ali, trabalhando. Ensinando os filhos dos outros, o que gostaria de ensinar ao próprio filho e não mais podia...
Ainda vi Aloísio passar por inúmeros infortúnios. O que eu nunca vi foi ele se abalar com alguma coisa. Estava sempre com um semblante sereno. Diante de todo sofrimento, eu nunca o vi reclamar. E talvez tenha sido este o seu maior trunfo.
Pois bem. Aloísio é um exemplo que desejo seguir. Quero viver tudo em silêncio. Aprendi que não devemos fingir que não é com a gente, que não está acontecendo nada. Mas, podemos nos silenciar. Podemos olhar com bons olhos para a vida. Mesmo que esta seja por hora madrasta conosco. Quando reclamamos, flertamos com o demônio. Ao silenciarmos, o derrotamos. O trunfo de Aloísio foi este: derrotar o demônio em cada tentação, em cada situação em que qualquer um capitularia. Que eu comece a aprender esta lição.

Belo Horizonte, 01 de Setembro de 2008.

Nenhum comentário: