domingo, 7 de setembro de 2008

Batman o Cavaleiro das Trevas


Por Deiber Nunes Martins

Pela segunda vez, fui ao cinema conferir aquele que dizem ser o melhor filme do ano. Para este que escreve e para quem viu o ótimo "Na Natureza Selvagem", o novo filme do Batman não é. No entanto, o filme de Christopher Nolan é muito bom. E certamente se encaminha para um Oscar póstumo a Heath Ledger, na pele do impagável Coringa.
O Cavaleiro das Trevas mantém o clima sombrio de Batman Begins. Agora, no entanto, a história tem um pouco mais de densidade, fruto de um roteiro bem ajeitado e riquíssimo. O roteiro de Cavaleiro das Trevas é como aquele viajante que retorna a sua casa, cheio de histórias pra contar. Christopher Nolan tem o mérito de contar toda esta história sem perder um detalhe, um fiapinho sequer da história. Méritos também da montagem, impecável.
Em termos de atuações, o Batman de Christian Bale é apenas razoável. Sem conseguir fugir de estereótipos, Bale é feliz ao conseguir humanizar Bruce Wayne. Aaron Eckhart consegue ser ainda mais feliz, construindo um personagem riquíssimo, o promotor Harvey Dent. Tem-se outros destaques individuais como Gary Oldman e Morgan Freeman, que já haviam brilhado em Batman Begins. Mas o grande destaque de o Cavaleiro das Trevas é sem dúvida Heath Ledger. Na pele do Coringa, Ledger faz a melhor interpretação do ano, reconstruindo um Coringa irreverente, anárquico, cruel e nada caricato. Este enfoque mais real de um dos vilões mais importantes dos quadrinhos deve render a Ledger uma homenagem póstuma da Academia.
Batman o Cavaleiro das Trevas possui razoáveis efeitos sonoros e uma fotografia apenas correta. Em termos técnicos, a sensação que se tem é que não quiseram arriscar e apenas fizeram o feijão com arroz, para que o filme se destacasse mais pela densidade do roteiro e pelas atuações individuais.
Sobre o roteiro, ainda deve ser dito que não fosse a escorregada conseguida com a fatídica aparição do Espantalho, que nada acrescenta à trama, este seria uma obra-prima. É um dos pontos altos do filme. Deixa transparecer que a história é sobre Harvey Dent, sem ao menos tirar a importância do herói. Algo que os roteiristas de O Homem-Aranha 3 tentaram fazer com o Homem-Areia, sem sucesso. Batman – O Cavaleiro das Trevas merece sim ser visto e revisto. Não é o melhor do ano, mas certamente, é o melhor que já foi produzido neste gênero de super-heróis.

Belo Horizonte, 07 de Setembro de 2008.

Nenhum comentário: