terça-feira, 9 de setembro de 2008

9 de Setembro: Dia do Administrador

Por: Deiber Nunes Martins

Hoje, dia 9 de setembro, é dia do administrador de empresas. Uma profissão desejada por muitos jovens, porém pouco conhecida e respeitada de fato. No dia de hoje, nós administradores, temos muito a comemorar. Mas há também muito a ser almejado por nós. O administrador hoje sofre com a falta de delimitação do seu espaço profissional.
Em nosso país, somos obrigados a disputar o concorrido mercado de trabalho com profissionais de outras áreas, como a engenharia, o direito e a psicologia. As empresas, no intuito de direcionar seus projetos, acabam por contratar estes profissionais, para ocuparem as vagas que pertencem por direito a nós administradores. Infelizmente, nossos órgãos representativos – CFA’s e CRA’s – são organismos frágeis, sem nenhuma ou quase nenhuma representatividade política. Muitos colegas acabam invejando profissionais da engenharia e arquitetura, pela importância política do CREA. Ou até mesmo o direito, pela representatividade da OAB. Não contamos com esta representatividade a nosso favor. Mas certamente, contamos com nossa capacidade de liderar, motivar e transformar o mundo do trabalho. Capacidade esta que não pode ser renegada pela sociedade. A ciência administrativa vem comprovando sua importância ao longo dos tempos e em diversas áreas da economia, as teorias administrativas ou simplesmente o feeling e a capacidade de gestão, fazem a diferença.
Mas, será que nós administradores, temos consciência da nossa importância?
Creio que não. Infelizmente, muitos de nós foram alienados dentro das salas de aula, nas faculdades, com teorias sistêmicas que explicam o funcionamento de um pequeno mundo global. Muitos de nós, somos administradores de grandes empresas e conglomerados econômicos. E nada mais. Muito do que aprendemos nos bancos de faculdade, ficam na faculdade. O que definirá nosso posicionamento perante a sociedade é a nossa experiência pessoal com a arte de gerenciar.
Arte esta, que se aprende nos livros e com os mestres. Mas também no cotidiano. Nas pequenas coisas da vida. Em pequenos momentos da nossa rotina, podemos aplicar nossa capacidade de gestão. Seja no trabalho, seja no clube, na Igreja, na família, com os amigos, ou até dentro das empresas pelas quais passamos. É preciso que o administrador de hoje tenha consciência da sua importância no processo de mudança de uma sociedade. É preciso que nós, administradores, reconheçamos nossa capacidade de disseminadores do conhecimento ao qual aprendemos e somos diariamente confrontados. Realidade esta que está aos nossos olhos, capacidade de mudança.
O administrador não pode estar satisfeito, seja qual for a posição que ocupe na sociedade e no mercado. Somos agentes de mudança e somente por nosso conhecimento adquirido e experimentado ao longo dos anos, é que podemos executar o grande planejamento estratégico de nossa sociedade: nós mesmos. A maneira como devemos nos portar diante desse processo é com toda simplicidade possível. Devemos administrar primeiro nossas vidas.
O bom administrador é aquele que consegue administrar a si próprio, por primeiro. É preciso gerir bem nossos processos, nossas realidades emocionais para depois administrarmos os bens que nos são confiados. É nesta condição que somos agentes da mudança. Devemos mudar a nós mesmos, a mudança começa em nós. O administrador que cuida em primeiro lugar do seu bem-estar, terá maiores capacidades para cuidar do bem-estar de uma empresa, de um grupo de trabalho, de um universo de recursos. A administração começa dentro de casa. Do interior para o exterior.
Minha mensagem aos colegas administradores é esta: sejamos agentes de mudança. Mudemos o mundo, o universo de coisas. Mas comecemos por nós. Façamos o feedback do nosso interior, motivemos nossa capacidade emocional e remuneremos melhor o nosso bem-estar. Se precisamos conquistar muitas vitórias dentro da profissão que escolhemos. Conquistemos primeiro a nós mesmos.
Parabéns a nós, administradores! Que Deus nos abençoe!

Belo Horizonte, 09 de setembro de 2008.

Nenhum comentário: