segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Manual de Instruções

Por Deiber Nunes Martins

Certas pessoas procuram meios de lidar comigo, outras meios para se comunicarem comigo. Percebi recentemente que até pra me amarem, procuram um jeito apropriado. Em vista disso, resolvi vir a público, lançar meu manual de instruções, visando resolver toda esta celeuma. Viso também com este manual, esclarecer aos incautos, que não sou tão espinhoso assim. Tenho virtudes e fraquezas como qualquer outro, tenho manias, tenho um comportamento bem pessoal, mas nada que seja tão complicado, a ponto de não entenderem. De todo modo, pra quem deseja fazer parte da minha vida e história, o presente manual pode ser necessário. Ou não...

Requisitos Básicos
Para se adequar ao jeito “Deiber” de ser não é preciso muitos recursos. O Deiber não exige muito, apenas respeito. Após inúmeros estudos e pesquisas, verificou-se a não aplicabilidade de quaisquer exigências visto que todas elas geraram um alto índice de reprovação pública.
Com relação ao respeito, ainda este, é um requisito questionável. No entanto, a falta dele é incompatível com o Deiber. Na verdade, desrespeito é incompatível com qualquer modelo de ser humano que tenha o mínimo de amor próprio.

Condições Gerais
O Deiber se caracteriza pela simplicidade, inteligência, pelo altruísmo e também pela instabilidade emocional, pela impulsividade e excentricidade. Diversas outras características acompanham o Deiber, mas no presente momento, estas são as predominantes.
O Deiber é caracterizado pela seriedade, timidez e às vezes até por ser insuportável. Há quem não consegue conviver com ele e quem o considera muito chato.
Por valorizar demais os relacionamentos e as amizades, ele tem pouquíssimos amigos. Entretanto, os poucos que têm, merecem seu apreço e confiança. Possui também inimigos, que contribuem para sua prudência e seu ceticismo. O Deiber não confia cegamente nas pessoas, mas também não lhes é resistente. Não é comum vê-lo dizendo seu amor. Ele procura demonstrá-lo. É possível que poucos o amem, poucos o odeiem e muitos lhe sejam indiferentes. Entretanto, o que vale para ele é amar sem nenhuma medida. E quem é amado (a) por ele, é como se recebesse um prêmio valioso, uma jóia rara.

Modo de Convívio
Conviver em harmonia com o Deiber, pode não ser tarefa das mais fáceis. Seu humor instável, seu jeito crítico e cáustico de ser é um desafio dos mais complicados. Entretanto, ele procura ser amistoso, leal, sincero e dedicado. Ao mesmo tempo, usa de muita franqueza e não gosta de deixar as coisas pra depois. Dá um boi pra não entrar em uma briga e uma boiada pra não sair dela.
Com o Deiber, os argumentos nunca são os corretos. Ele sempre tem um que julga ser perfeito. E não é fácil demovê-lo em relação às suas opiniões. Ele não gosta de ser questionado. Mas gosta de questionar. É incisivo, gosta de ir até o fim. É preocupado com as pessoas a sua volta e isto pode até torná-lo chato. Mas é apenas o jeito dele cuidar de quem ama.

Considerações Finais
Não é preciso jeito para lidar com o Deiber. É preciso carinho. É preciso uma dose cavalar de paciência para compreendê-lo e na verdade, compreensão é o que ele mais precisa. Pois ele sabe na pele que não é fácil ser ele mesmo. E sente na pele também, não ser compreendido. O Deiber não importa com a rejeição, não importa com o que as pessoas dizem a seu respeito. O que realmente o machuca é a indiferença, o não se importar das pessoas.
Há muitas particularidades sobre o Deiber que não constam neste manual. Não daria pra enumerar todas. De todo modo, o básico sobre este rapaz, foi dito. Para quem precisa de métodos e procedimentos para lidar-se com ele, este manual é um achado. Para todos os demais, talvez seja de pequena valia, pois o Deiber é simples. As pessoas é que tentam complicá-lo.

Belo Horizonte, 15 de setembro de 2008.

Nenhum comentário: