sábado, 5 de julho de 2008

O Sonho de Pasárgada

Por Deiber Nunes Martins

A semana que passou mostrou-me muita coisa. Percebi um pouco mais de minhas fraquezas diante dos problemas e também de acordo com o modo como reajo as situações. Infelizmente, não tenho pra onde fugir de mim mesmo. Assim, não posso evitar as angústias, os medos e inseguranças.
Pasárgada é um sonho acovardado. Não posso sucumbir a ele. Mesmo que a idéia seja sedutora, ir embora é assinar a rendição, assumir a derrota. Não é do meu feitio fazer assim. Mas, que bom seria perder-me nas montanhas de Pasárgada, descobrir-me em meu rancho, no meio do nada. No alto das montanhas, vendo o infinito emoldurado nas paredes do horizonte. Que bom seria poder namorar a paisagem, sorver do ar gelado e rarefeito. Contemplar de perto o céu e as núvens e sentir a brisa gelada me dizer que é hora de cair nos braços da amada.
Mas Pasárgada é a fuga da realidade. Uma realidade que não é paupável. Não é visível. Um sonho distante e idealizado. Sonho que sempre tive, mas que é chegada a hora de abandoná-lo. Vejo que é chegada a hora de despedidas e uma delas, os sonhos do passado que não mais podem ser realizados. A realidade hoje é outra. O mundo hoje é outro e o Deiber precisa entender que as coisas velhas precisam ficar nos baús velhos. Pasárgada é uma delas.,
O importante de uma vida não é o lugar que se encontra, mas o que você faz para mudar o lugar onde você está. Assim, não importa se estou em Belo Horizonte, Miami, Camacan, ou Pasárgada. Importa que a cada dia eu posso fazer um pouco mais no lugar em que estou.
Os sonhos devem ser vividos, mas precisam se adequar às nossas realidades também. Precisamos dos nossos sonhos tanto quanto das nossas realidades. Pasárgara foi um sonho. Mas o Deiber de hoje precisa ser capaz de ser sal para esta terra e luz para este mundo. Assim, o Deiber não poderá correr pra Pasárgada. Precisará enfrentar tudo o que vier pela frente. Então que venha! Estou aqui.
O que eu tiver de sofrer para viver o meu amor com a Bárbara eu vou sofrer. Muitas vezes, sofrerei a falta dela se eu tiver de sofrer. Muitas vezes vou morrer de ciúmes dela, sofrerei, mas se for preciso será assim. Muitas vezes, vou sofrer com o sofrimento dela. Mas, será o sofrimento dela, então vou sofrer junto. O meu amor por Bárbara não é o meu bem-estar, o meu conforto. A partir do momento em que a assumo em minha vida, em que assumo este amor, assumo também que não mais tenho nada meu. O que é meu é dela também.
Então Pasárgada terá de incluí-la também. As chaves da cidade deverão ser entregues a ela também. Se não for assim, então fora com este sonho, porque não mais será meu.

Belo Horizonte, 05 de julho de 2008

Nenhum comentário: