segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mundial de Fórmula 1


Por Deiber Nunes Martins

Ficou em boas mãos o título para Lewis Hamilton. Sem nenhum bairrismo e sem nenhuma influência de Galvão Bueno e asseclas da TV Globo, o britânico foi o melhor piloto da temporada. Aliou arrojo, coragem e técnica a um jeito novo de encarar as pistas. Hamilton provou ser capaz de vencer e mais ainda, capaz de nos fazer esquecer a era Schummi, tão monótona e repetitiva. Com Hamilton, cada corrida teve uma emoção especial, diferente. Daquelas em que nunca sabíamos o que podia acontecer.
O britânico mostrou que não é uma unanimidade como foram Senna, Piquet, Prost e Schumacher. Tem a impulsividade que tanto marcou outro britânico famoso: Nigel Mansell, e que tanto o iguala aos demais. A bem da verdade que a nova safra de pilotos de Fórmula 1 é promissora: Felipe Massa, Fernando Alonso, Robert Kubica, Sebastian Vettel, para citar alguns. Mas ainda não dá pra ver Lewis Hamilton como superior a eles. Ele apenas está ao nível deles.
De todo modo, o mundial 2008, mesmo com a chatice dos tapetões, os arranjos e as punições questionáveis, foi algo que deu certo. O regulamento, desta vez, foi mais justo e as brigas por posições esquentaram todas as corridas. O que não dizer da corrida de Hungaroring, sempre tão monótona, num circuito totalmente travado, sem pontos de ultrapassagem? Felipe Massa mostrou que sim, haviam pontos de ultrapassagem. Depois, a corrida de Spa, com o arrojo de Hamilton, mesmo que punido pela FIA. E ainda a primeira corrida noturna, Cingapura, marcando o campeonato com a lambança da Ferrari.
Assuntos tivemos pra discutir nas rodas de amigos, nos "paddocks" improvisados nos botequins, regados a muita cerveja. A temporada 2008 foi muito boa e merecido foi o título a Lewis Hamilton. Mesmo sendo brasileiro, entendo que faltou a Felipe a regularidade e a paciência do inglês para suportar as adversidades inerentes ao esporte.
É isso aí. Ano que vem tem mais. E que seja a toda velocidade e bem mais emocionante que 2008.

Belo Horizonte, 03 de novembro de 2008.

Nenhum comentário: