sábado, 14 de junho de 2008

Santo Antônio


Por Deiber Nunes Martins

"Antônio Santo, de Jesus amado
Antônio Santo, de Jesus amado
Livrai-nos, Antônio, de todo pecado
Livrai-nos, Antônio, de todo pecado.

A quem vos venera na vossa trezena
A quem vos venera na vossa trezena
Livrai-nos Antônio, da eterna pena
Livrai-nos Antônio, da eterna pena


No fim desta vida, vida transitória
No fim desta vida, vida transitória
Levai-nos Antônio, a eterna glória
Levai-nos Antônio, a eterna glória."

(Hino a Santo Antônio)

Para muitos, o santo casamenteiro. Para mim, um grande amigo. Minha relação de amor com Santo Antônio vem de muito tempo. E começou da maneira tradicional mesmo: pedi a ele a intercessão por uma graça e logo fui atendido. A partir daí, vieram graças e mais graças pedidas e atendidas por Deus, pela intercessão de seu grande amigo, Santo Antônio.
Já pedi a Santo Antônio por um namoro que tinha. E ele deu uma força, aproximando um do outro e dele próprio. O namoro teve seu fim, mas hoje a moça também é amiga do santo. Devota dele.
Outra vez, pedi Santo Antônio por um emprego. Não demorou muito e estava empregado. E assim foram graças e mais graças pedidas a Santo Antônio e atendidas. Então, não posso dizer que Santo Antônio é só um santo casamenteiro. Ele é o Santo do Emprego, o Santo do namoro, e o Santo de tantas e tantas coisas mais.
No entanto, minha amizade a Santo Antônio, não é simplesmente uma forma de retribuir as graças alcançadas. O dom de Deus é gratuito. E assim também é nossa sincera amizade. Minha amizade com o Santo não tem um motivo definido. Tem a ver com a história dele, a história de um pregador fervoroso, que pregou a Palavra Viva de Deus para os animais, quando os homens de coração duro, não quiseram ouvir. Com Santo Antônio eu aprendo que vale a pena servir a Deus, segui-lo e amá-lo. Aprendo com Santo Antônio, que Jesus é nosso amigo e quer o melhor para nós.
Sou amigo de Santo Antônio que é amigo de Jesus. E todo aquele que é amigo de um amigo de Cristo, também Cristo é amigo dele. Nesta esperança, coloco a minha vida. Merecer ser amigo de Santo Antônio e amigo do meu Senhor Jesus. Que mais eu posso querer? Já tenho tudo o que preciso, tenho mais é que viver para agradecer. Antônio Santo, amigo de Jesus e meu, obrigado pela vossa intercessão. Obrigado pela sua amizade.

Belo Horizonte, 13 de Junho de 2008

Nenhum comentário: