sábado, 7 de junho de 2008

Calvário Atleticano - Recado à Diretoria Alvinegra


Por Deiber Nunes Martins

O ano do centenário do Glorioso Atlético Mineiro, paixão maior de Minas Gerais, está sendo o ano do pesadelo para sua torcida. Com um vergonhoso time, a diretoria do Galo está matando aos poucos a sua torcida. O mais recente capítulo deste calvário aconteceu esta noite, em São Paulo, com a derrota para o time paulista por cinco a um. Neste jogo, o Atlético teve a capacidade de tomar três gols em quinze minutos, de um time apenas medíocre como o São Paulo...
Tomo a liberdade de me apropriar das palavras do comentarista da Rádio Itatiaia, Lélio Gustavo sobre o jogo de hoje: o Atlético, de 2003 para cá deixou de ser o ator principal do futebol brasileiro, brigar por títulos como um grande time e passou a ser o coadjuvante nos campeonatos nacionais. Ou melhor, nem coadjuvante, pois este também tem direito a Oscar. O Galo hoje faz papel de figurante de quinta categoria no campeonato nacional.
O time do Atlético não é medíocre. Medíocre são os outros. O campeonato brasileiro deste ano se repete: não há nenhum time com um futebol que salte aos olhos. Muitos vêem com simpatia os times do Rio, mas todos eles também são sofríveis. No entanto, o Atlético Mineiro consegue ser pior. O "Péssimo dos Péssimos", mais uma vez tomando do Lélio uma expressão cunhada por ele.
Minha tristeza como torcedor, é saber que no ano do centenário, somos obrigados a conviver com este vexame, este arremedo de time. Jogadores que não têm futebol suficiente para vestirem a camisa alvinegra, um clube desorganizado, cheio de dívidas e com uma diretoria incompetente e medrosa. No Atlético é proibido correr riscos. Meus caros dirigentes, me provem que a situação financeira do Flamengo é melhor que a nossa para que eles se dêem ao luxo de montar um time razoável para os campeonatos que disputa? Podemos deixar o Flamengo de lado e tomemos o Botafogo, como exemplo. Se bobear, o time da estrela solitária tem uma dívida maior que a nossa e conseguiu montar um time com chances de chegar a Libertadores em 2009, se posicionando entre os quatro melhores do país. Me provem que o Cruzeiro é infinitamente superior ao Galo este ano, para sermos merecedores de tão vexatória derrota no campeonato em que eles desdenham?
Meus caros senhores do Atlético, este time, esta nação chamada Clube Atlético Mineiro é maior que vocês e que todas as suas dívidas. No ano do centenário, uma data mais que importante para Minas Gerais, vocês deveriam ter ousado mais. O Leão valia cada centavo que estava pedindo e vocês optaram pelo Geninho. Valia a pena ter investido no Ricardinho, que está insatisfeito lá no exterior. Não digo o Galhardo, que este é fim de feira, mas vocês poderiam ter trazido o Camilo, que os Perrelas cresceram o olho. Este garoto será em pouquíssimo tempo, um dos melhores meio campistas do Brasil, uma posição que o Atlético há muito não consegue preencher. Os Cruzeirense levaram o jogador de graça. Também o Douglas e o Acosta do Corínthians foram oferecidos. Mas não se quis investir. Será que o Corínthians está nadando em dinheiro para ter um time dez vezes melhor que esse que vocês montaram, disputando uma segunda divisão?
Senhores dirigentes do Atlético, vocês não estão pecando pela prudência no trato com as finanças do Galo. Mas estão pecando em manchar o clube de maior tradição deste país. O Clube de torcida mais apaixonada. Vocês estão pecando em matar aos poucos cada dia mais e mais, corações e mais corações atleticanos. Pensem nisso. E se der tempo, pensem também que com o time que vocês estão colocando em campo, e com as contratações que vocês estão fazendo, a segundona vai estar de volta em breve. A torcida, por mais apaixonada que seja, não lotará o Mineirão este ano. E isto não será nada bom para as finanças do clube. O torcedor atleticano é como o esposo sempre maltratado pela esposa. Uma hora cansa, diz que vai comprar cigarros e nunca mais volta. Pensem nisso.

Belo Horizonte, 07 de Junho de 2008

Nenhum comentário: