segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Sedução - Parte Dois

Por Deiber Nunes Martins

Na parte um do texto sobre a sedução, explorei de modo geral, as finalidades da sedução. Neste texto, tenho por objetivo, trabalhar com a sedução em suas formas menos comuns. A sedução para o bem, ou para as práticas boas. Seduzir com o intuito de conseguir da outra pessoa, um gesto de conversão, um gesto de caridade, ou simplesmente alguma forma de traduzir o bem.
E no tocante ao amor na sua forma mais pura e simples, ninguém foi mais sedutor que Jesus. Ou melhor, ninguém é. Ninguém tem a capacidade de seduzir multidões, como Jesus o faz. Suas palavras, a explicação do projeto salvífico de Deus é algo tão claro e límpido nas mãos Dele que não há como não ser arrebatado para uma realidade melhor que a do mundo.
Se o mundo se faz sedutor com suas fontes de prazer e alívio, Cristo seduz com a fonte inesgotável do amor. Amor que gera felicidade e não apenas uma fonte de alívio, como o mundo demonstra. A felicidade descrita por Cristo, baseada no amor ao próximo é sedutora porque nos aproxima do amor do Pai. A realidade é simples: Deus nos ama. Partindo desta premissa, percebemos que o amor de Deus nos basta, enxuga nossas lágrimas e nos faz sentirmos bem. Deus é fonte de amor e cura para todos os nossos males. E desta forma, com estes argumentos, Jesus quer nos seduzir.
A sedução de Cristo ultrapassa os limites da retórica. Ele é Deus e como Deus vai além de todo o entendimento humano. Assim, sua porção divina é sedutora não por nos demonstrar o Poder Divino, mas sim, por nos mostrar que Ele quis ser como nós e viver como nós, pra nos mostrar que a felicidade é possível, que a vida inteira repleta de amor, é possível. Diante de um Deus que se fez humano a uma humanidade perplexa por seu egoísmo barato, entendemos a sedução como o mecanismo de persuasão mais eficaz. Não se trata apenas de jogar charme ou mostrar atributos que possam atrair a atenção, mas é algo mais. É algo que nos faz mover o coração, algo que nos é capaz de mudar por completo. E mudando nossa trajetória, nos permite a conversão.
Se hoje somos melhores em nossa fé, há um Deus que nos une por detrás disso. E este Deus quer nos seduzir cada vez mais, para a realidade de vida que Ele tem para nós. Uma realidade que extrapola os limites do mundo e se faz presente dentro de nós. A esta realidade, Deus nos convida a todo tempo, a todo dia. Ele quer te seduzir, deixa-te seduzir. E a vida será vivida na melhor perfeição.

Nenhum comentário: