sábado, 16 de agosto de 2008

Nossa Senhora da Boa Viagem - Senhora da Esperança, Padroeira de Belo Horizonte


Por Deiber Nunes Martins

"Minha alma glorifica ao Senhor,
Meu espírito exulta de alegria
em Deus, Salvador,
porque olhou para a sua pobre serva.
Por isso, desde agora,
me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso
e cujo nome é Santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração,
sobre os que o temem.

Manifestou o poder do seu braço;
Desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos
e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes
e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,
em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre."
(Lucas 1, versículos 46 a 55 - Magnificat)


Ontem, dia 15, Belo Horizonte comemorou a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem. Em sua catedral, lugar santo de adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora está a nos olhar com seu jeito maternal. Entretanto, ali está a imagem da Mãe de Jesus. Mãe nossa também, que aprendemos a amar e venerar. Aqui em Belo Horizonte, como a Virgem da Boa Viagem. É a padroeira dos viajantes e cuida de nós e de nossas idas e vindas.
O importante que Nossa Senhora deixa para nós é o seu olhar de esperança. A sua maneira de olhar para a vida, para o plano salvífico de amor de Deus Pai. A esperança da salvação pois foi por esta salvação que Maria viu seu filho ser humilhado, manietado e morto. A mãe que sofreu com o filho por algo que valia a pena sofrer. Neste sofrimento de Jesus e Maria, aprendemos a sofrer também. E quando Maria nos olha é com um olhar de esperança. Ela deseja que tenhamos a mesma esperança que torna a nossa vida mais feliz. O sofrimento é inerente ao ser humano, mas Maria nos ensina que não precisamos ficar parados neste sofrimento. Podemos ir além, pela esperança.
Assim, o meu desejo é que a Virgem da Boa Viagem, nos instrua a sermos mais esperançosos com a vida, com nós mesmos e com o outro. E que ela interceda por nós, assim como fez em Caná na Galiléia. A minha esperança está em Cristo, o Filho da Virgem Maria. E a sua esperança, onde está?

Belo Horizonte, 16 de Agosto de 2008.

Nenhum comentário: