terça-feira, 12 de setembro de 2017

255° dia, Nossa Senhora de Fourvière


Por Deiber Nunes Martins

O imperador Trajano, fez construir na cidade de Lyon, o chamado Forum Trajani, que tempos depois seria reconhecido como Forum Vetus, que passaria a ser Fortvieil para em seguida tornar-se Fourvière. Era por volta do ano 41 antes de Cristo e Lyon era a capital da Gália Céltica.
Nove séculos depois, na mesma Lyon, agora cidade francesa, construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora, utilizando materiais do antigo monumento de Trajano, o Fourvière. Daí o nome Nossa Senhora de Fourvière.
Tempos mais tarde, em 1643, os franceses foram em peregrinação até o santuário de Fourvière, buscando proteção contra o flagelo da peste que dizimava milhares e milhares de pessoas. Isto foi num dia 8 de setembro. E a partir de então, comemora-se o dia de Nossa Senhora de Fourvière nesta data. E também em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, quando o santuário é ricamente adornado para os festejos da Rainha do Céu. Em ambas ocasiões, a colina de Fourvière é ornamentada e toda a cidade celebra sua padroeira.

OREMOS:

Nossa Senhora de Fourvière, abençoai os cristãos no mundo todo. Dedicai um olhar especial à Igreja de Teu Filho Jesus que sofre nos lugares onde a Fé Católica não é bem quista. Despertai na humanidade um sentimento de paz que nos permita vivermos em harmonia uns com os outros apesar das diferenças.
Nossa Senhora de Fourvière, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:

ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site do Portal A12 disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-de-fourviere 

Nenhum comentário: