quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ser Útil na Vida dos Outros


Por Deiber Nunes Martins

Hoje ouvi de minha noiva, num arroubo de preocupações comigo, que ela não gostaria de ser uma esposa de enfeite. E que por isso, se preocupava comigo. Achei engraçado. Esposa de enfeite. É uma expressão interessante que nos leva a pensar no que significamos para os outros. Na verdade, ser enfeite é o que ninguém quer ser. Queremos ser úteis na vida de quem amamos.
E como ser útil na vida do outro?
É preciso estar presente na vida de quem amamos. Esta é a melhor maneira de sentirmos úteis. É dançar a mesma música, respirar o mesmo ar. Não adianta eu estar feliz se a amada não está. Não adianta prosseguir estando num planeta e a amada em outro.
Uma das coisas que eu mais insisto na vida é definir o senso de empatia com os outros. Se eu me coloco no lugar das outras pessoas certamente saberei como elas se sentem diante das minhas atitudes para com elas. Não devemos cobrar atenção dos outros, quando somente o nosso problema importa. O outro nem sempre está contente. Nem sempre está eufórico e feliz, esperando congratulações. Muitas vezes, nossa euforia pode até causar mal estar no irmão que está ao nosso lado. É preciso viver o momento do outro. E isto não significa ficar triste porque o outro está triste. Significa partilhar o seu momento de euforia com o momento melancólico do outro, da pessoa amada. Quando eu aprendo a partilhar, me torno útil na vida dos outros.
Você tem a capacidade de ser bem mais que enfeite na vida do seu irmão, da sua irmã, do seu esposo, da sua esposa, seu pai, sua mãe, enfim, do seu próximo. Seja capaz de viver o momento do outro. E mesmo se não o compreenda, acolha-o, sem se mostrar acima do bem e do mal. Porque não somos. Hoje estamos por cima, amanhã por baixo. Agora vejo em parte, mas então veremos face a face...
O amor tem a capacidade de curar os corações porque nos abre a dimensão do compartilhar momentos e sensações. As vezes, com um só olhar, eu posso salvar um momento. Posso salvar o dia de alguém que sofre. Posso ser bem mais que um enfeite na vida do outro.

Belo Horizonte, 05 de Agosto de 2009.

Nenhum comentário: