terça-feira, 26 de setembro de 2017

269º dia, Nossa Senhora Mãe da Divina Graça

Por Deiber Nunes Martins
Quando Paulo em sua Carta a Tito (Tt 2,11) diz: “Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens”, está ele se referindo a Jesus que se manifesta aos homens e é a Divina Graça. Maria, por excelência é a Mãe da Divina Graça. E a Igreja assim a reconhece. “Ave Maria, cheia de Graça”.
Foi o sim que Maria deu ao anjo Gabriel que permitiu a humanidade alcançar este canal de Graças. Maria não é a Graça mas sim o canal. Por meio dela nos achegamos a Cristo. E por ser este canal que nos une a Cristo, Maria revela a sua maternidade aos homens. Jesus disse na Cruz: “Eis aí tua Mãe” (Jo 19, 27). É possível compreender que a Graça de Deus se revela ao mundo e direciona a humanidade até sua divindade. E nesta caminhada temos a Mãe da Divina Graça a nosso lado.
Corredentora da humanidade, Maria desempenha uma função de subordinação no plano salvífico de Cristo, que é o centro da nossa fé. Maria vem nos auxiliar a perseverar na caminhada, não nos deixando esmorecer, nem esfriar nosso ímpeto de oração. A ela devemos ter um coração agradecido de filhos, que esperam a intervenção de Cristo e a intercessão dela, nossa advogada.
A festa de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça é comemorada dia 26 de outubro.

OREMOS: Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai´me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem´aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém. (Oração do Ofício da Imaculada Conceição)

REFERÊNCIA:
Site da Diocese de Ponta Grossa. Disponível em http://www.diocesepontagrossa.com.br/index.php?setor=PADROEIRA01
Site da Editora Cléofas. Disponível em http://cleofas.com.br/oficio-de-nossa-senhora-da-conceicao/

Site da Congregação Mariana no Brasil. Disponível em http://cncmb.org.br/mae-da-divina-graca.html

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

265º dia, Nossa Senhora do Vimeiro


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora do Vimeiro surgiu na França e é celebrada todo dia 8 de setembro. O vimeiro é uma árvore de onde se extrai o vime, muito usado na produção de móveis e cestas. Segundo a tradição, um lenhador tentava cortar um pé de vimeiro, num domingo e se machucava a cada golpe que dava na árvore. 
A Virgem Maria, então, apareceu ao lenhador e ele entendeu que precisava mudar de vida, converter-se. Assim o fez. Na mesma época, muitos milagres aconteceram na região.
OREMOS:
Santa Maria do Vimeiro, rogai por nós, pecadores. Ajuda-nos a encontrar refúgio na Palavra do Senhor e nela, mudarmos de vida. Guiai nossos passos e fazei com que o inimigo não nos alcance com suas artimanhas e tentações. Nos momentos de tristeza e infortúnio, ajuda-nos a buscar no Senhor, a resposta para nossa vida.
Que por vossa intercessão, oh Mãe, sejamos batizados no Espírito Santo e tenhamos um encontro pessoal com Nosso Deus. E se já o encontramos, se já fomos batizados, que por vossa intercessão, seja reinflamado em nós os carismas e a nossa fé.
Volva também, Mãe, teu olhar para os grupos pastorais, para os movimentos da nossa Igreja. Que o povo de Deus saiba superar as contendas, rivalidades e divisões que existem nesses grupos e caminhe em comunhão com Vosso Filho, Jesus Cristo.
Nossa  Senhora do Vimeiro, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003
Site “Glória da Idade Média”. Disponível em http://gloriadaidademedia.blogspot.com.br/p/a-cavalaria-medieval.html último acesso em 15 de março de 2017 às 11h27min.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

263º dia, Nossa Senhora do Milagre de Salta


Por Deiber Nunes Martins
Na cidade argentina de Salta, situada ao norte do país, venera-se Nossa Senhora dos Milagres de Salta, cuja festa é celebrada em 15 de setembro. A origem dessa devoção vem do ano de 1592, quando no Porto de Callao no Peru, duas caixas flutuando, resultantes de um naufrágio. Em ambas as caixas, havia imagens devocionais. Em uma, a imagem de Cristo Crucificado. Em outra, a imagem da Virgem do Rosário, que estava endereçada a uma capela na cidade argentina de Córdoba. Era um presente do Bispo Dom Francisco de Victoria às duas cidades.
O fato é que a devoção ficou escondida por quase cem anos, quando fortes terremotos afetaram a cidade de Salta. Então, os fiéis realizaram uma procissão com a imagem do Cristo dos Milagres e da Virgem dos Milagres, clamando pelo fim dos terremotos. E foram atendidos, o que contribuiu para a propagação do culto à Nossa Senhora do Milagre de Salta.

OREMOS:
Oh Senhora dos Milagres de Salta, protegei-nos dos desastres e das intempéries naturais. Fortalecei em nós a cultura da vida e da preservação ambiental, para que possamos evitar que a natureza nos devolva o que damos a ela.
Nossa Senhora do Milagre de Salta, rogai por nós!

REFERÊNCIA:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

255° dia, Nossa Senhora de Fourvière


Por Deiber Nunes Martins

O imperador Trajano, fez construir na cidade de Lyon, o chamado Forum Trajani, que tempos depois seria reconhecido como Forum Vetus, que passaria a ser Fortvieil para em seguida tornar-se Fourvière. Era por volta do ano 41 antes de Cristo e Lyon era a capital da Gália Céltica.
Nove séculos depois, na mesma Lyon, agora cidade francesa, construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora, utilizando materiais do antigo monumento de Trajano, o Fourvière. Daí o nome Nossa Senhora de Fourvière.
Tempos mais tarde, em 1643, os franceses foram em peregrinação até o santuário de Fourvière, buscando proteção contra o flagelo da peste que dizimava milhares e milhares de pessoas. Isto foi num dia 8 de setembro. E a partir de então, comemora-se o dia de Nossa Senhora de Fourvière nesta data. E também em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, quando o santuário é ricamente adornado para os festejos da Rainha do Céu. Em ambas ocasiões, a colina de Fourvière é ornamentada e toda a cidade celebra sua padroeira.

OREMOS:

Nossa Senhora de Fourvière, abençoai os cristãos no mundo todo. Dedicai um olhar especial à Igreja de Teu Filho Jesus que sofre nos lugares onde a Fé Católica não é bem quista. Despertai na humanidade um sentimento de paz que nos permita vivermos em harmonia uns com os outros apesar das diferenças.
Nossa Senhora de Fourvière, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:

ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site do Portal A12 disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-de-fourviere