terça-feira, 27 de março de 2012

Práticas de Jejum - Quinta Semana da Quaresma: O Jejum dos Pensamentos

Por Deiber Nunes Martins

O bom pensamento é o motor para nosso sucesso e o nosso crescimento. Já o mau pensamento é o motor para nosso fracasso e as nossas quedas. As nossas atitudes boas ou más começam em nossa mente. Antes de agir, o nosso pensar age por nós. Por isso, a dicotomia entre o bem que sonhamos fazer e o mal que na realidade fazemos. O nosso pensamento nos dirige para o bem e para o mal.

Creio que seja impossível decidir-se por não pensar certa coisa. E mesmo se eu estiver errado, o controle que se deve ter para evitar este ou aquele pensamento deve ser terrível e de conseqüências severas para nossa vida. Não dá pra evitar o mau pensamento, quando se percebe, já pensou. No entanto, podemos combater o mau pensamento em nossa vida.

Esta é a proposta de jejum, com certo atraso, para a quinta semana da quaresma. O jejum do pensamento.

Não proponho deixarmos de pensar. Mas proponho nos esforçamos para combater o mau pensamento. Por mau pensamento, entendo ser tudo aquilo que nos oprime, nos causa desânimo, tristeza, depressão; tudo aquilo que nos faz pecar, nos leva a voltar-se para o mal.

No intuito de combater o mau pensamento, proponho orarmos com fervor, a cada momento que ele ameaçar surgir. Mas nada de desanimarmos ao percebermos más idéias povoando nossa mente: no momento em que percebermos o mau pensamento, paremos e façamos uma oração sincera a Deus, reconhecendo nossas incapacidades e imperfeições. A conversa sincera com Deus é um bálsamo que nos livra do mal, nos edifica, nos torna íntimos Dele e minimiza a ocorrência dos maus pensamentos, pois quanto mais próximos do Pai estamos, mais próximos ainda queremos ficar.

Outra sugestão é combater o mau pensamento com boas idéias. Para cada mau pensamento, substituí-lo por um bom. Seja pela oração ou pela prática de substituir os pensamentos ruins, nos tornamos vigilantes dos nossos pensamentos e atitudes.

E talvez seja por isso, o cuidado com nossos pensamentos seja o diferencial para o nosso crescimento como pessoas, nosso crescimento espiritual, nossa conversão.

Senhor Jesus, aproxima-se a Semana Santa e com ela, vai se chegando ao fim a quaresma, o tempo de conversão. Não sei se estou vivendo bem este tempo, mas confesso que esta tem sido uma das quaresmas mais intensas que tenho vivido. Quanto mais o tempo passa, Senhor, mas eu reconheço as minhas fragilidades e mais eu reconheço que a conversão deve ser contínua, todo dia. Porque todo dia eu tenho maus pensamentos, todo dia eu peco. Por isso, Senhor, que todo dia também eu busque esta conversão sincera. Para que um dia, ao final de minha caminhada, eu possa estar pertinho de Ti. Amém.

Belo Horizonte, 27 de março de 2012

Nenhum comentário: