quinta-feira, 15 de março de 2012

Práticas de Jejum - Quarta Semana da Quaresma: O Jejum dos Ouvidos

Por Deiber Nunes Martins

Nossa quaresma vai passando pelas práticas de jejuns e vamos aprendendo a medir nosso passo, cuidar do que olhamos, falar menos... enfim, vamos aprendendo a nos doar para Deus. Doar nossos passos, nossos olhos, nossa língua, tudo em prol do Senhor, que no deserto privou-se de tudo, para depois se privar da vida, por nós. Para nos salvar. Nesta quarta semana, vamos fazer o jejum dos ouvidos. Vamos aprender a ouvir e escutar.
E há diferença entre ouvir e escutar. Enquanto a primeira é involuntária, fisiológica, para sermos simplistas na análise, a última envolve nossa compreensão, nosso processo de raciocínio e também nossas emoções. Tudo ouvimos mas nem tudo escutamos. Já ouvimos em algum momento, alguém dizer: "É melhor ouvir isso que ser surdo." e também já escutamos: "Sou todo(a) ouvidos." No primeiro dizer se ouve e no segundo se escuta. Ouvimos o som alto do apartamento do vizinho e nos esforçamos para escutar um amigo ao telefone, em meio a tanto barulho. O ato de ouvir é involuntário enquanto que o de escutar, requer um maior esforço.
Nos Evangelhos, percebemos que Jesus não fazia milagres involuntariamente. Era preciso alguém buscar os pães e os peixes, as talhas d'água... Sempre é preciso algo mais. Fazer uma lama com terra e saliva e passar nos olhos, passar a cama pelo teto da casa, tudo envolve esforço, como o esforço que fazemos para escutar, compreender. Como às vezes é difícil compreender o outro, escutar o outro! Como é difícil escutar o aviso de quem nos ama, sobre o caminho errado que estamos percorrendo! A pessoa diz e nós ouvimos. Mas não escutamos. Ouvir é fazer entrar por um ouvido e sair pelo outro. Escutar é fazer entrar pelos ouvidos e não sair mais.
O jejum desta semana consiste em escutar mais e ouvir menos. Mas este ouvir menos significa selecionar mais as conversas que prestaremos atenção. Será que aquela fofoca da hora do café, contada pelo(a) colega de trabalho é importante de se escutar, de se ouvir? Será que aquele programa fútil do rádio ou da TV é mesmo necessário de ser ouvido? Aquele comentarista chato, será que merece nossos ouvidos? Começamos selecionando o que ouviremos para então selecionarmos do que ouvirmos, o que vamos de fato escutar.
Quando digo que o jejum desta semana requer que escutemos mais, estou querendo dizer que escutamos pouco e ouvimos tudo. Precisamos equilibrar esta balança. Precisamos escutar mais nossos amigos, nossos pais, a pessoa amada. Escutamos pouco o que vale a pena escutar. Aquela conversa que você achou que não daria em nada com sua mãe, que tal retomá-la? Aquela música inconveniente e grudenta que você optou ouvir em troca de escutar o "sermão" do seu pai, que tal deixá-la de lado?
É preciso termos consciência de que o ato da escuta nos faz compreender o mundo lá fora. Escutar nos faz perceber que Deus nos fala. E que o barulho que o encardido tem feito em sua vida é só um barulho que você pode aos poucos reduzir o volume e ouvir cada vez menos. Deus fala a quem o escuta. O Diabo fala a quem dá ouvidos a ele. Precisamos selecionar o que escutar e o que ouvir também. Nosso ouvido não é pinico, como se diz. Quem escuta, escuta o silêncio porque compreende as coisas mais simples e tão essenciais. Mas quem somente ouve, é dependente do barulho e se fia nele para agir. Quantas pessoas solitárias chegam em suas casas, ligam a TV, o rádio e tudo mais que faça barulho, para não escutar nada! Mas ouvir que tem barulho. Precisamos acabar com isso.
Senhor, nossas vidas têm se tornado uma barulheira danada. Não escutamos. Ouvimos. Ouvimos o que não devemos. Às vezes, Senhor, com base no que ouvimos e não escutamos, nós julgamos comportamentos, atitudes do outro. Como temos pecado com os ouvidos, Senhor!
Senhor Jesus, vós que calastes os poderosos, os ditos entendidos com o teu silêncio, dá-nos a capacidade de neste jejum, aprendermos a escutar. Aprendermos a usar nossos ouvidos e o nosso dom da audição com sabedoria e qualidade. Venha em nosso socorro Senhor, impedir nossas quedas! E louvado sejas, Meu Bom Deus, pelo dom da escuta que nos dás. Pelo dom da vida. Amém.

Belo Horizonte, 15 de Março de 2012.

Nenhum comentário: