terça-feira, 5 de janeiro de 2016

5º Dia, Nossa Senhora a Antiga




Por Deiber Nunes Martins

No Sec. XIV, após a reconstrução da Catedral de Sevilha, a imagem de Nossa Senhora do primeiro templo, foi preservada. Assim a chamaram de Santa Maria a Antiga. Naquele mesmo tempo, Vasco Nunes de Balboa e Martin Fernandez de Enciso levaram esta devoção ao Panamá.
Como tiveram de enfrentar os nativos em sangrenta batalha, prometeram a Nossa Senhora que dariam ao povoado onde chegaram, seu nome, caso saíssem da batalha com vida. Vitoriosos, cumpriram a promessa e nomearam o povoado de Cacique Cêmaco de Santa Maria, a Antiga. Em 1513, o Papa Leão X criou em Santa Maria a Antiga, a primeira diocese do Panamá e a capela da Virgem foi elevada a Catedral.
A partir de 1524, a diocese de Santa Maria a Antiga foi trasladada para a recém fundada cidade do Panamá e tornou-se a padroeira do Panamá.
OREMOS: 
O Maria a Antiga, intercedei pelo povo panamenho e por todos nós vossos devotos. Rogai por nós a fim de que saibamos vivenciar a alegria do Evangelho e assim transmitir ao mundo uma mensagem de amor, de paz e de esperança.
Nossa Senhora a Antiga, rogai por nós!

REFERÊNCIA:
Zanon, Fr. Darlei.  Nossa Senhora de Todos os Nomes - Orações e história de 260 Títulos Marianos. Ed. Paulus, São Paulo, 2013.



Belo Horizonte, 5 de Janeiro de 2016 – Ano da Misericórdia.

Nenhum comentário: