domingo, 3 de janeiro de 2016

3ºdia, Nossa Senhora dos Remédios




Por Deiber Nunes Martins

A origem de Nossa Senhora dos Remédios vem da Ordem da Santíssima Trindade, cujos fundadores, São João da Mata e São Félix de Valois tinham como objetivo recuperar prisioneiros e escravos. Conhecidos como trinitários, os frades da Ordem da Santíssima Trindade, numa determinada ocasião quando precisavam de uma ajuda de Maria, resolveram adornar as imagens e altares em honra a Nossa Senhora dos Remédios.
A devoção da Nossa Senhora dos Remédios é muito popular em Portugal e na Espanha. E foi trazida ao continente americano pelos colonizadores. A primeira igreja em honra a Virgem dos Remédios na América foi erguida no México em 1575. No Brasil, as igrejas mais conhecidas em honra a Nossa Senhora dos Remédios ficam em Paraty, no Estado do Rio de Janeiro e na Ilha de Fernando de Noronha, onde a única igreja existente é a matriz de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1737.
A imagem de Nossa Senhora dos Remédios retrata a Virgem Maria de pé, com o Menino Jesus sentado em seu braço esquerdo e a mão direita estendida. Ela veste uma túnica, um manto e um véu curto a cobrir parte dos seus cabelos.

OREMOS: 

Oh Virgem dos Remédios, vós que sois a padroeira da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade, cujos frades trinitários difundiram vossa devoção pelo mundo, chegando ao Brasil, olhai pelas nossas instituições de saúde, sobretudo às públicas. Fazei com que aqueles que necessitem de cuidados e ajuda médica, a obtenham com dignidade. Olhai pelas pessoas que sofrem nos hospitais e postos de saúde a espera de atendimento, a espera de um leito. Oh Maria Santíssima, fazei com que os governantes dediquem tempo, esforços e os recursos públicos de forma eficiente na saúde, acabando assim com o caos na saúde pública.
Nossa Senhora dos Remédios, velai por nós!

REFERÊNCIAS:

BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2005.
Site da Ordem da Santíssima Trindade. Disponível em http://www.trinitarios.com.br/2011/03/nossa-senhora-do-bom-remedio.html





Belo Horizonte, 3 de janeiro de 2016 – Ano da Misericórdia.


Nenhum comentário: