quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desperta a minha fé, Senhor, Desperta!


Por Deiber Nunes Martins

Revendo em uma palestra uma cena do filme "Desafiando Gigantes" fiquei refletindo sobre a importância da fé em nossas vidas. As vezes tratamos a fé como um assunto banal, do cotidiano ou simplesmente da espiritualidade de cada um. Em um mundo cada vez menos espiritualizado, conhecer sua fé pode fazer a diferença em sua vida e na dos outros.
Fé é acreditar no que não se vê. Aprendemos muito disso na catequese, para o nosso primeiro contato com Deus. Eu não vejo Deus, mas Ele está presente em minha vida, na minha história. Assim como não vejo o ar, mas sem ele não vivo. Como se pode perceber, fé é algo mais abrangente. Fé é acreditar no que não se vê a ponto de se criar intimidade com o que é oculto aos nossos olhos. Sim, eu falo de Deus. Muitas vezes acreditamos no ar, mas não o seguimos, nem lhe somos próximos. Apenas dependemos dele, para viver.
Deus está presente em nossa história a todo o momento. Às vezes não o reconhecemos, mas certamente Ele nos vê e nos acolhe. A cada um de um jeito diferente. Depende da fé de cada um. Mas a todos com o mesmo amor. É a essência de Deus, ser Amor. Isto é fé.
Acreditamos no amor mesmo quando este nos fere de dor que parece não ter fim e ser mortal. Mesmo diante da desilusão amorosa, da decepção com quem se ama, acreditamos que há algo que valha a pena lutar, um amor que não acaba. Amor infinito é fé. Uns tem, outros... bem outros dizem que o amor acabou.
Amor não acaba, nossa fé nos diz isso. Amor nos leva até o fim. Amor amor. Não só o de mãe. Engraçado que dias atrás a repórter policial entrevistava uma criminosa que tinha no corpo tatuado o dizer: "Amor, só de mãe". Acontece que o amor não é só da mãe para com o filho/filha. Este amor é um amor sublime e também carregado de fé. Mas o amor pode ser de filho para mãe/pai, amor de irmãos, amor de amigos, amor de amantes. Amor de verdade é carregado do tempero da fé. Acredita no outro lado do amor. Quem ama, acredita. Sabe o limite do(a) amado(a). Pois está acostumado a lidar com a essência da pessoa amada. Sabe lidar com os maus e os bons momentos. Compartilha alegria e tristeza, prazer e dor, euforia e angústia. Sentimentos de quem tem fé.
A propósito, a fé nos leva a suportar a dor. Sofre, mas sofre com dignidade e de modo mais tênue quem é cheio de fé. Porque a fé nos leva a contabilizar o propósito. Na cena do filme, o treinador de um time de futebol americano incita o líder do time a carregar um companheiro nas costas por toda a extensão do campo, mais de cem jardas. Com os olhos vendados. Ele o motiva a seguir em frente mesmo com a dor. Sem ver nada, o jovem chega a linha de fundo com o companheiro nas costas, jurando ter percorrido cinqüenta jardas, que tinha sido o combinado com o técnico, aquilo que ele julgava ser capaz de fazer para seu treinador. No entanto qual a sua surpresa ao ver que tinha caminhado por cem jardas e não cinqüenta, com seu amigo nas costas. A fé deste jovem lhe fazia crer que era capaz de rastejar por cinqüenta jardas. Mas acima disso, sua fé mostrou que ele não tinha limites. E precisava encontrar seu caminho.
Muitas vezes nossa fé está adormecida. E precisa de um estalo, para acordar. A dor tem esta capacidade de despertar a fé que há em nós. Quantos testemunhos de pessoas que precisaram passar pelo martírio da dor, para descobrir a fé adormecida que tinham? Parece pouco, pensar que um sentimento fisiológico possa influenciar nossa fé e nossa espiritualidade. Mas não é. É no momento da lágrima que cai, onde reencontramos nossa esperança e o nosso desejo de que o melhor está por vir e vai chegar. Se eu não fizer da minha dor um trampolim para a cura, para o aumento da minha fé, então não terei chance. Serei engolido pelo mundo cada vez mais cético.
Senhor é preciso acordar nossa fé. Somos fracos, vacilantes e muitas vezes nos deixamos levar pelo ceticismo do mundo. Passamos por cima dos Vossos ensinamentos e pecamos. Pecamos por falta de fé. Fé viva que remove montanhas. Dá-me Fé, Senhor. Dá-me alma. Dá-me força, Senhor, para que eu possa percorrer o caminho da minha vida, com quantas pessoas Tu quiser jogar em minhas costas. Sei da dor que preciso enfrentar na caminhada. Mas sei também que sem ela, pouco provada será minha fé. E é esta certeza na tua certeza, que me move, Senhor. Acorda a minha fé. Amém.

Belo Horizonte, 16 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: