quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cuca e a Categoria de Base do Galo



Por Deiber Nunes Martins

O plantel do Galo é bom e ouso dizer até que no momento, é melhor que o dos nossos rivais. Estava faltando profissionalismo. Cuca de início vai conseguir motivar os caras. Quem estava de sacanagem com o Dorival vai querer dar um "sanguinho" a mais, jogador que machucar após o estouro da regra 3, vai segurar a onda até o final pra fazer média com o treinador, enfim, as coisas vão se acalmar. Até a próxima crise chegar, a diretoria insistir em morrer abraçada com o Cuca, e o suplício do torcedor voltar... Minha torcida, é que esta crise venha no início do ano, antes das finais do Mineiro, pois aí dá tempo de consertar.

Torço ainda, para o Cuca fugir da mesmice e ter uma visão mais ampla sobre o Atlético. Assim, ele perceberá boas oportunidades na categoria de base e preparará os meninos para entrarem no grupo, nos momentos propícios, e não em verdadeiras fogueiras. Este lateral direito Roger, por exemplo. É o cara pra resolver este problema crônico do Galo. Porém, precisa ser preparado. É o cara pra entrar no time nas primeiras rodadas do ano que vem, no Mineiro, ganhar confiança e aí assumir a titularidade. Pra isso, o técnico tem que ser inteligente. Tudo bem, Patrik não dá mais. Mas o Mancini não joga no meio ou ataque nem em time de várzea. Então, que o Cuca exija que ele jogue como ala, pela direita. Assim, podemos usar os três zagueiros, que pra mim devem ser Lima, Leo Silva e Réver. Luis Eduardo e Werley são boas opções para o banco. E ano que vem, tragam de volta o Welton Felipe! Ao mesmo tempo em que a dupla de zaga campeã da Taça BH seja preparada pra ascender aos profissionais. Os meninos são bons. Tomara que não sejam fritados. Na lateral esquerda, vamos quebrar a cabeça com o que temos de momento. Pensemos em preparar o Pavão, menino da base, que fez uma boa Taça BH para o ano que vem.

No meio, Felipe Soutto volta e ao lado dele, tanto faz Toró, Richarlysson ou Serginho. Tenho preferência pelo último, por ser quase cria da casa, e ter mais compromisso com o Glorioso. Na frente, seria interessante ver Dudu Cearense e Daniel Carvalho, se motivados estiverem. Caso contrário, a porta da rua é a serventia da casa. Guilherme pode também ser uma alternativa interessante, afinal foi jogando no meio pra frente, que ele se destacou na raposa.

E no ataque, André provou ser um atacante de talento, mas frio. Dificilmente vingará no Galo. Todavia, se conseguirmos achar um "Marques" pra ele, se torna artilheiro ainda desse campeonato. Talvez a dupla Magnata e Berola, um em cada tempo, possam não dar um "Marques", mas se aproximar disso. Obina também é uma boa opção para ser a sombra de André. A turma da base, Paulinho, Bernard, Leleu e alguns outros da frente, podem ser aproveitados sem compromisso em jogos da Sul Americana ou em determinados momentos do Brasileirão, entrando no fim das partidas. A responsabilidade sobre eles é bem menor que sobre a turma da defesa, assim, a preparação pode começar ainda este ano.

Finalizo sugerindo a diretoria trazer de volta o Nicão, que está escondido, acho que no Bahia e pode render muito neste time do Galo. Quanto ao Giovanni Augusto, o cara é bom, mas precisa saber o que é o Glorioso Galo e sua maravilhosa torcida, pegando bagagem em outros times. Como o Brasileirão está bem adiantado, talvez uma passagem pela Série B lhe faça voltar com todo gás em 2012. E quanto a eterna promessa Renan Oliveira, é o tipo de jogador que falta ao América. Não sei se ele jogou mais de seis vezes no Galo, caso não, pode ajudar a salvar o Coelho da degola. E se consagrar lá. No Galo acho que pra ele não dá mais.

Enfim, é triste ver entrar ano e sair ano e o Galo nesse marasmo, envolto em crises e mais crises. Todavia, sou um dos poucos a estarem otimistas com o Cuca. Espero que dê resultado. Espero também que a parte da imprensa mal intencionada com o Clube coopere e não plante crise logo no primeiro revés do novo treinador atleticano. Que Deus possa abençoar esta torcida apaixonada que não existe em lugar nenhum da Terra e possamos ter algum alento doravante.

Nenhum comentário: