segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma História Composta...

Por Deiber Nunes Martins
Música: Almir Sater


Ando Devagar

Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei demais,
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou
Nada sei, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs.
É preciso amor pra puder pulsar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida, seja simplesmente
Compreender a marcha, ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro, levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou,
Estrada eu sou, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maças,
É preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora,
Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz,
conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maças,
É preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei de mais,
Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz .

Há sempre a necessidade de uma mudança de comportamento, batendo à nossa porta, seja por conta das fases da vida, onde o casulo em que vivemos já não suporta o nosso corpo, as complexidades das nossas ações, ou simplesmente está envelhecido e obsoleto. É preciso estar sempre preparado(a) para tais mudanças que acontecem naturalmente, mas somos contrários a mudanças. Sobretudo as de comportamento.
Sempre achamos que não é com a gente, que o mundo é quem precisa mudar. Mas no fundo nós sabemos que o mundo não muda. As coisas sempre serão as mesmas coisas. Porque são coisas. Cabe a nós, filhos e filhas de Deus, a capacidade de sermos os roteiristas, os diretores e os atores da nossa vida. E como tais, darmos o devido tratamento ao roteiro, mudando sempre que ele pedir mudança.
Considero mudança de comportamento, um processo contínuo de melhoria do ser humano. Uma possibilidade de se reinventar, de se auto-avaliar e por que não progredir como pessoa. O caráter é uma marca indelével em nossa vida, mas pode ser transformado, se vontade tivermos. Os temperamentos são o nosso tempero, a nossa identidade humana perante a vida. Talvez não possam ser mudados, mas com toda certeza podem ser aprimorados, atenuando as fraquezas e fortalecendo as virtudes. Tudo depende de nós.
Portanto, não tenha medo de mudar. Tenha medo sim, de regredir. De perder sua essência, suas virtudes e endurecer o coração. Tenha medo de se tornar um ser alienado, farisaico, capaz de pensar apenas em si mesmo e esquecer-se de que você compõe a sua história e você a vive. Tenha medo de querer ser como os outros. Tenha medo de virar um ser invejoso, ganancioso, pragmático e cruel. Tenha medo de ser envenenado(a) pelo mundo que não muda. Mas seja capaz de mudar seu comportamento sempre, buscando ser melhor a cada dia.
Aproveito este texto para dar meus parabéns a duas pessoas importantes em minha vida: meu irmão Rodrigo e minha amiga Kelly Polesca, que estão aniversariando hoje, neste último dia de Janeiro. Que Deus os abençoe e os enriqueça com muita paz no coração, saúde, alegrias e realizações.
Você Rodrigo, mesmo com as nossas diferenças, é essencial na minha vida porque tem a coragem de ser feliz que às vezes me falta. Um espírito aventureiro que é essencial, mas que precisa ser dosado pra que possas fazer a diferença na vida de todos. Saiba que Deus te ama e eu também. Parabéns pelo seu dia!
E você, Kelly, muito obrigado por ter feito a diferença em minha vida e muito obrigado por sua amizade. Sei que o tempo e as obrigações nos afastam e não nos permitem colocar o papo em dia, mas você está sempre presente em minhas orações. E como sei que tem boa memória, vai lembrar desta música, que hoje muito me faz refletir sobre o sentido da vida. Parabéns! Viva intensamente seu dia!
A todos os leitores, aniversariantes do dia, sintam-se abraçados e vivam de verdade o aniversário. Que Deus abençoe a todos!

Belo Horizonte, 31 de Janeiro de 2011.

3 comentários:

Unknown disse...

Meu querido sinto falta das nossas conversas e da nossa amizade. Quanta saudade!!! Estou feliz pela lembrança de aniversario, você é muito importante pra mim e entre alto e baixos aprendemos a nos respeitar e amar como amigos. Essa é a maior dádiva de Deus em nossas vidas. Hoje sabemos que mesmo distantes fazemos parte da história um do outro.

Blog do Deiber disse...

Caríssima, nunca tive dúvidas quanto a fazermos parte da vida um do outro. Que Deus te abençoe ricamente! Estamos juntos!

Blog do Deiber disse...
Este comentário foi removido pelo autor.