quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ano Novo: Hora de Recomeçar


Música de Vander Lee

Texto de Deiber Nunes Martins


O Baile Dos Anjos


A moça diante do espelho pôs laço vermelho em sua calcinha
O velho mostrando cansaço, deixava espaço pro novo que vinha
O pai que brincava com o filho teve a paciencia que ha muito não tinha
A mulher debaixo da ponte banhou-se na fonte, sentiu-se rainha

O guarda guardou a espingarda, livrou-se da farda, ficou à paisana
O larapio não roubou no troco da agua de côco e do caldo de cana
Madame desceu do tamanco, tambem vestiu branco e foi pra caravana
Tão cheia de seu desengano esperar mais um ano em copacabana

Saiam de de tantos lugares, das casas, dos bares e dos edificios
Dezenas, centenas, milhares, dos morros dos mares, cadeias e hospicios
Novenas seguindo sem pressa, fazendo promessa pra vencer os vicios
Deixando pros deuses manjares, usando cocares como sacrificio.

E vinham de todos os lados, banidos, suados, ciganos, megeras
Um povo inteiro em polvorosa, cheiro de pólvora na atmosfera
Cortejos de corpos surrados, desejos bordados, planos e quimeras
Eu sempre me vi diferente, vendo aquela gente é que vi que não era

Relogios piscaram mais lentos aos olhos atentos do cristo redentor
Cascatas de luz, cataventos de cores, rebentos de paz e calor
Por um segundo não houve no mundo nem crime nem guerra nem dor
E os anjos brindando em meu rosto, uma làgrima fria com gosto de amor...



Nesta vida passageira, estamos sempre nos reinventando. Estamos sempre recomeçando. Buscamos resgatar projetos antigos, retomar velhos sonhos. Compartilhar outros tantos. Tanta coisa tem seu recomeço numa noite de ano novo...
A última noite de 2009 marcou o reencontro e o recomeço do namoro de Denis e Paola. Foi obra divina aquele encontro à beira da praia, minutos antes da zero hora de 2010. Tiveram todo o ano pra se encontrarem nas ruas de BH e o encontro foi acontecer na Praia de Copacabana, no Rio.
Coisas assim acabam por fortalecer o relacionamento. Situações inesperadas podem mexer com as emoções e selar aquilo que nossas fraquezas e limitações insistem em querer apagar.
Existem aqueles que acreditam em acaso, em teoria de possibilidades e acabam por desenvolver metodologias pra entrar no novo ano com o pé direito, como se diz. Acontece, que o pé esquerdo não fica na soleira da porta, ele entra junto... A quem prefira passar a virada do ano nu a vestir marrom ou preto. A quem dê três pulinhos no instante da virada. E com a tal loteria da virada, há quem aposte na mudança de sorte com o grande prêmio...
Todos eles e elas, no fundo desejam recomeçar. Todos desejam uma nova chance. Uma chance de apagar os erros cometidos e começar de novo. Recomeçar. É a palavra-chave.
Desenvolvi a mania de contabilizar as primeiras notícias do ano novo e marcar os acontecimentos. As primeiras horas do ano são contabilizadas até o instante em que recebo a primeira notícia ruim. Como não sou nenhum abnegado, isso geralmente acontece por volta das quatro da manhã do dia primeiro. E nem um minuto a mais, infelizmente.
A vida precisa recomeçar. Recomeçou para Denis que passou o 2009 amargurado e deprimido. Recomeçou para Paola, que queria aprender a perdoar e aprendeu. O 2011 será um recomeço para o Brasil, nas mãos de sua primeira presidenta. Será um recomeço pra mim, um recomeço pra você também...
Que neste recomeçar da vida, possamos resgatar os bons sonhos que nunca se apagam. Que possamos resgatar os novos e velhos projetos para uma vida que precisa ser renovada. Que eu possa sonhar com uma noite na Bourbon Street, tomando um encorpado merlot, ao som de “Caravan” de Duke Ellington na companhia de minha amada na aprazível e borbulhante New Orleans... Que eu possa sonhar com um passeio no parque com minhas filhas. Que eu possa sonhar com o barulho do vento contrastando com as passadas do meu coração, o som do silêncio perfeito de uma vida que precisa de verdade e com urgência ser reinventada...
O ano novo está aí, está a porta, pedindo passagem. Vamos recomeçar. Fazer a mesma boa obra de uma maneira diferente, mais entusiasmada. E se fizer a mesma besteira, que possamos parar na metade, sem concluí-la e dizer: “Eu posso fazer diferente, eu posso mudar.” Este é o recomeço que eu desejo a todos vocês meus amigos.
Que o Bom Deus possa estar junto a nós abençoando e nos ajudando a sermos melhores. Se cada um melhorar um pouquinho que seja, este mundo melhora um tantão, numa exponencial sem fim. É meu desejo e tenho certeza que seu também.
Feliz 2011. Que a Graça do Senhor esteja com todos vocês!

Belo Horizonte 30 de Dezembro de 2010.

Nenhum comentário: