sexta-feira, 20 de abril de 2007

Cuidar

Cuidar

A expressão “quem ama cuida” é muito conhecida. Sempre a escutamos em nossas andanças por aí. O ato de cuidar é uma das essências do amor. E muitas vezes a desprezamos. Muitas vezes ignoramos quem mais nos demonstra amor, cuidando de nós.
Cuidar de uma pessoa requer apreço, consideração e mais que isso, amor. Requer de quem cuida o ato de proteger, livrar quem é cuidado de todo o mal.
Acredito que era isso que Jesus quis nos dizer quando nos ensinou a servir. Amor é serviço. É servir ao outro, cuidar do outro. Assim sendo, o amor requer cuidados. Não é só amor pelo amor. É mais que isso. O amor Ágape, o amor divino é carregado de cuidados. Deus quando nos ama, cuida de nós. Foi assim com o povo hebreu. E é assim com nós. Quantas e quantas vezes somos salvos daquilo que não podemos prever, do perigo iminente. Somos salvos da morte. É Deus, que nos ama, nos salvando, cuidando de nós.
Gosto muito de fazer uma analogia entre o amor de Deus e o amor de um pai. O amor Ágape e o amor Filia, ou Filos. O amor de quem cuida de nós. Bom, um pai chega a dar a vida por seu filho. Acorda cedo, faça chuva ou faça sol e sai para trabalhar, para garantir o sustento, o estudo e o bem-estar de seus filhos. Uma mãe é capaz se jogar aos leões, para evitar que seu filho seja devorado. Uma mãe é capaz de dar tudo o que tem e o que não tem assim mesmo, por seu filho. Este é um amor incondicional, um amor que não tem preço. Um amor que é real. Este é um amor de cuidados.
As profissões em que se cuida do outro, são aquelas que vejo com maior carga de amor. Os enfermeiros, os médicos, aqueles que cuidam da saúde, quando o fazem por amor, quando gostam de suas profissões, cuidam dos enfermos. E assim, amam a esses enfermos. Todos nós temos a enfermidade do pecado e Deus o médico dos médicos, é quem nos cura desta enfermidade, com a sua misericórdia. Novamente, o amor de quem ama, é baseado em cuidados.
Cuidar. Palavra bonita. Um gesto de amor. Uma vida a ser cuidada. Amar é mesmo cuidar.
E quando se ama, cuida porque se tem medo de perder a quem se ama. E se a razão é mínima, podemos pensar que no amor, nos doamos e na doação há cuidado, zelo, carinho e proteção. O amor é cuidado. O amor é proteção.
Então, quem ama cuida.
Este é o meu blog. Espero que gostem e comentem.
Deiber//

Um comentário:

prof disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.