terça-feira, 8 de agosto de 2017

220º dia, Nossa Senhora da Boa Viagem



Por Deiber Nunes Martins
Devoção fortemente relacionada aos navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem surgiu em Portugal na época da expansão ultramarina, as grandes navegações. A Virgem Maria protegia as naus portuguesas que partiam rumo às Índias e ao Brasil.
A primeira igreja dedicada a Virgem da Boa Viagem foi construída em 1618, em Lisboa, Portugal, pelos navegantes. Buscando a proteção em suas viagens marítimas, eles mandaram fazer uma imagem de Nossa Senhora. Esta imagem representa Maria de pé com o Menino Jesus sentado em seu braço esquerdo, enquanto que sua mão direita segura uma nau. Sob os pés de Nossa Senhora, apoiados numa nuvem, vê-se o mar e seus veleiros.
No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem surgiu logo após o descobrimento, e foi difundida inicialmente na Bahia e em Pernambuco. Uma imagem da Virgem da Boa Viagem chegou ao Brasil num dos primeiros navios vindos de Portugal, trazida por Francisco Del Rei. Tendo obtido êxito em sua viagem e encontrado grande quantidade de ouro, Francisco comprou as terras onde hoje é a cidade de Belo Horizonte. Nessas terras, Francisco construiu a primeira capela em honra a Virgem da Boa Viagem. Esta capela tornou-se catedral, onde hoje abriga a padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem.
OREMOS:
Mãe da Boa Viagem, abençoai o povo belorizontino. Cuidai desta cidade tão aprazível e tão amada dos mineiros. Fazei com que nossos governantes tenham um olhar sensível aos principais problemas desta capital e por vosso intermédio, trabalhei para resolvê-los.
Protegei também, oh Mãe, todos os viajantes. Fazei com que tenham segurança em suas viagens e em seus deslocamentos. Olhai pelos nossos irmãos caminhoneiros, tão sofridos nas estradas deste Brasil. Fazei com que estejam sempre em segurança e assim retornei a vossos lares.
Nossa Senhora da Boa Viagem, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: