domingo, 3 de janeiro de 2010

Um novo ano - As mudanças que precisamos fazer...


Por Deiber Nunes Martins

"Boas novas, a um novo dia. Que traga esperança, conquistas e alegria..."

A cada início de ano, começamos a acreditar novamente. A esperança acaba tomando conta dos nossos corações e nos levando a novos e efêmeros hábitos. Os mais desorganizados, compram agendas e começam a se programar. Os mais exagerados, começam a se podar, cortando estripulias e atitudes faraônicas. Os mais tímidos iniciam um programa pessoal de reabilitação no afã de se curarem, e por ai vai... Quem está fora do peso, inicia uma dieta, quem tem algum tipo de vício começa a contar os minutos após a virada do ano pra se dizerem privados de tal e tal vício. Tem gente que consegue preciosas 24 horas de privação de alguma coisa. É assim que acontece. A cada início de ano.
Vivemos os primeiros dias de 2010 e as vésperas deste reveillón também eu pensei em acrescentar alguns novos hábitos a minha rotina, ou suprimir outros hábitos. Também eu pensei em mudar de vida, mas uma coisa tem me feito parar pra pensar e refletir que de nada vale o esforço.
Antes de mais nada, é preciso mudar a mim mesmo e não os hábitos do meu dia a dia. É preciso uma mudança interior, para que a exterior possa ser implementada. E para isso é preciso uma luta cruel consigo mesmo. Como é difícil derrotar o inimigo dentro de nós mesmos! Mas toda mudança começa no segundo seguinte ao final de uma batalha. É pela guerra entre nossas virtudes e nossos vícios que vamos quebrando os tabus que precisam ser quebrados em nós mesmos. Não vai ser mudando a pessoa com quem se convive que se mudará a si mesmo, que a vida será melhor. A vida será melhor por nós e não pelos outros.
O começo de um novo ano pode ser a oportunidade que precisamos para declarar guerra aos inimigos que moram dentro de nós. Mas não significa que vou descontar em alguém ou em alguma coisa o qual esteja culpando pelos fracassos do ano que passou. Preciso ser melhor que isso.
Portanto, neste ano que se inicia, um mal hábito que devo eliminar é jogar em cima dos outros a culpa pelos meus fracassos. Preciso fazer assim todos os 365 dias deste ano. Preciso enfrentar os inimigos interiores para então fazer as mudanças necessárias.
Boas novas a um novo ano, que venha com esperanças, conquistas e alegrias...

Belo Horizonte, 03 de Janeiro de 2010.